sábado, 9 de janeiro de 2010

RESPOSTA A UMA PERGUNTA DE HISTÓRIA...



Ontem lancei aqui o repto aos seus conhecimentos de história. Perguntava eu se sabia o que comemora a toponímia da Praça 8 de Maio? Será o 8 de Maio de 1945 -Dia da Vitória-, data do armistício da 2ª Guerra Mundial?
Não, não é mesmo. Lembra esta efeméride a entrada das forças liberais, comandadas pelo Duque da Terceira, na cidade de Coimbra em 8 de Maio de 1834. Foi aqui que as forças armadas do exército desfilaram. Até esta data, este rossio chamava-se Terreiro ou Largo de Sansão. A alegoria provinha de um chafariz com esse nome que aqui foi construído em 1592 e existiu nesta praça até 1838 –ano em que foi demolido por degradação- e que continha ao centro uma estátua de Sansão. As informações, com a devida vénia, fui furtá-las aqui.
Já agora, se quiser saber mais qualquer coisa sobre o Liberalismo em Portugal, deixo-lhe aqui uma pista. Leia. A história é uma grande lição para o tempo presente. Repare, por exemplo, como Coimbra sempre seguiu a tradição: em 1838, em vez de recuperarem o chafariz, porque apresentava um elevado grau de deterioração, preferiram o camartelo. A tradição continua ou não viva?

Sem comentários: