sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A COLUNA DO JORGE...




Poder da mente

Através da mente podemos criar saúde, prosperidade e realizar as nossas vidas. Mas também doenças, perdas e fracassos. E estas diferenças só dependem de como nós utilizamos a força da mente. Viemos para este mundo com um "computador" de poder ilimitado instalado dentro das nossas cabeças. Portátil, discreto, anatómico e perfeitamente elaborado. Esta máquina, ou seja, o cérebro é o nosso melhor amigo, isto é, se soubermos programá-lo positivamente. O programa é a nossa mente. Os pensamentos são os dados que nos dão força ao programa para que o cérebro possa processar todas as informações com muita fidelidade, pois ele não questiona, simplesmente executa tudo aquilo que a mente lhe disser, mesmo que não seja verdade! Por exemplo: imagine um limão bem azedo, ácido e suculento sendo espremido nos seus lábios. Se pensar com o mínimo de concentração, a sua boca produziu saliva. O limão não existe, foi apenas uma criação ou um programa da sua mente, mas o cérebro não questiona, simplesmente obedece e produz no corpo as substâncias necessárias. Isso que acabamos de ver, demonstra a importância dos nossos pensamentos. Da mesma forma que produzimos salivas inofensivas podemos aumentar a nossa pressão arterial ou os batimentos cardíacos. Podemos despejar excesso de adrenalina no sangue que prejudica a saúde ou melhorar o nosso sistema de defesa natural. O corpo começa a transpirar mais, a circulação aumenta, as pupilas se dilatam. Se isso continuar por algum tempo, o corpo entra em desarmonia e acabamos doentes. O poder da mente não influencia apenas a saúde, mas também a realização profissional, os relacionamentos e as conquistas na vida. Os nossos pensamentos geram ondas “vibracionais” que influenciam pessoas e situações. A imaginação, que é o tipo de pensamento mais elaborado, é a maior potência que uma pessoa tem na vida. Saber imaginar é saber criar as oportunidades que se deseja. Muitas pessoas confundem a mente com o cérebro e vice-versa. Na verdade, são dois elementos totalmente diferentes e interdependentes. Abaixo temos algumas diferenças e características básicas:
• A mente é a alma e o cérebro é o corpo. • A mente é o software e o cérebro é o hardware. • A mente depende do cérebro para se expressar no plano físico e o cérebro depende da mente para viver • O cérebro é físico e a mente é imaterial, invisível, indestrutível. • A mente pensa e o cérebro executa. • O cérebro limita as faculdades da mente e, se for desenvolvido, potencializa o poder mental e o sucesso nos relacionamentos. A mente tem o poder de mudar a personalidade, os hábitos e até a imagem. Dessa forma, pode-se programar uma pessoa mais agradável, interessante e com maior poder de influência e sedução. E o segredo está no treino da imaginação e nas técnicas de relaxamento, visualização e principalmente nas reprogramações mentais. As informações mais importantes para a nossa vida já estão dentro de nós. Conhecer as nossas vocações é o primeiro passo para o caminho do sucesso. Imaginarmo-nos pobres, reclamar da crise, do salário, criticar o governo, o chefe, nunca vai lhe trazer prosperidade. Somos 100% responsáveis pela nossa vida e nosso sucesso. Visualizar um futuro brilhante, mesmo que não combine com a situação actual, porque o cérebro não saberá se é verdade ou ilusão. Então passará a produzir energias que vão atraindo para a vida aquilo que desejamos, além de lhe dar mais disposição e entusiasmo para o trabalho. Se achamos que não podemos, temos razão. Se achamos que podemos, também temos razão. O limite está dentro da nossa cabeça, na nossa programação mental e não nos desafios da vida.
A nossa mente está dividida em duas partes, consciente e subconsciente (inconsciente). Cada parte tem funções específicas, mas se complementam para que a pessoa tenha equilíbrio. O Consciente: raciocínio, análise, lógica, capta as informações via cinco sentidos, poder de escolha, tempo e espaço, diferencia o certo e o errado, entre outras funções. O Subconsciente: responde por aproximadamente 90% do comportamento, memória profunda, controla as funções orgânicas, fenómenos paranormais entre outros.


Jorge Neves
jmfncriativo@gmail.com

Sem comentários: