terça-feira, 17 de agosto de 2010

BAIXA: AFINAL QUEM É O LOUCO?




 Há cerca de dois meses, mais precisamente no dia 18 de Junho, escrevi aqui uma crónica sobre uma situação de atentado à saúde pública que se estava a passar na Travessa da Rua Velha, e junto à taberna denominada de “Buraquinho”.
 Queixava-se então o gerente da simpática “tasca” que na porta ao lado do seu estabelecimento, dois homens dormiam numa espécie de tugúrio, e, para além disso, ainda faziam as necessidades fisiológicas lá dentro e cá fora, junto à porta do estabelecimento hoteleiro. Disse-me também que o proprietário do edifício não queria saber daquilo para nada, e até já tinha ido à junta de freguesia. Ainda o interroguei: porque é que o senhor, para resolver o seu problema, não compra um cadeado ou agarra nuns tabiques e prega a porta? “Ai, isso não! Sei lá se depois não me vêm cá chatear?”.
 No mesmo dia em que escrevi o texto aqui no blogue enviei uma cópia, em jeito de participação para a autarquia, através do “e-munícipe”.
Aquele espectáculo indecoroso lá continuou sem que ninguém se importasse. Ontem, reparei que tinha umas tábuas pregadas na porta e pensei cá para comigo: “olha, já resolveram a situação do “Buraquinho”. À noitinha uma das minhas fontes destas vielas esconsas confidenciou-me que tinha sido o “Carlitos popó”, que, para além de comprar um cadeado, ainda foi lá à porta e pregou umas travessas.
Hoje, de manhã, encontrei o meu amigo “Carlitos”, e então interroguei-o acerca da travessa do “Buraquinho”. Na sua voz arrastada, que às vezes não se percebe nada, lá me foi dizendo que “aquela vergonha não podia continuar. Ao mesmo tempo, mostrava-me as chaves do embude. Estavam lá dois negros a dormir e era um cheirete desgraçado! Comprei um cadeado, coloquei-o na porta, e, para além disso, tranquei aquilo com umas travessas de madeira. Agora não vão para lá mais!”, confidencia-me o “ícone” vivo mais querido da Baixa, todo ufano.
Que diabo, será que o homem, a que muitos chamam louco, quis dar uma lição a alguém? Afinal quem é o louco?

5 comentários:

Anónimo disse...

Para que é que serve a protecção Civil e a Polícia Municipal ?

João Braga disse...

Carlitos, Guardião da Cidade.

LUIS FERNANDES disse...

OBRIGADO A AMBOS POR TEREM COMENTADOS.
ABRAÇO E AGRADECIDO.

Jorge Neves disse...

Louco louco, para mim é quem levou a baixa a este estado de calamidade.

Anónimo disse...

Gostaria de sdaber se no minimo o proprietário da tal tasquinha "O BURAQUINHO", pagou o cadeado ao Carlitos e se lhe ofereceu uma refeição?
Sinceramente, foi preciso o Carlitos efectuar um trabalho que competiria ao senhorio ou ao dono do establecimento. Sinceramente ao que se chegou.
Sei que a Policia Municipal e mesmo a P.S.P. esteve no local. Mas devem compreender que o imóvel tem dono.
Será que atentado á Saúde Publica, também não é servir refeições como dizem com cheiros nada dignificantes.
Comodismo não dá para tudo. É preciso usar a nossa capacidade de intervenção.
Já agora o que fez a Junta de Freguesia?
Gostaria que Olho de Lince, informasse.