sábado, 30 de janeiro de 2010

A COLUNA DO JORGE...





Esquema imaginário.

Ontem estive a assistir ao debate quinzenal na Assembleia da Republica, deu em directo na RTPN!
Agradou-me ver uma presença em particular...a Maria de Medeiros, estava presente na bancada do PS logo ali ao lado do Francisco Assis! (ainda não percebi foi...é o PS que precisa da presença da Maria de Medeiros na bancada, ou se é a Maria que precisa do PS para lhe financiar as viagens de fim-de-semana a França!). Quanto ao conteúdo (Orçamento de Estado e redução da despesa pública e transparência das contas públicas) do debate, tirei as minhas ilações, e inspirei-me para propor ao governo uma forma de redução de despesa pública.
Fiz uma pesquisa para saber como eram compostos o governo e a assembleia da república, e fiz as minhas contas:
Assembleia da Republica:


230 deputados de 6 partidos têm assento parlamentar;


1 Presidente da Assembleia da República;


4 vice-presidentes da Assembleia da República;


4 secretários da presidência da Assembleia da Republica;


4 vice-secretários da presidência da Assembleia da Republica;


243 é o total;


Governo:


1 Primeiro-Ministro;


1 Chefe de gabinete do Primeiro-Ministro;


16 Ministros (de 16 Ministérios);


32 secretários de Estado (de 16 Ministérios);


50 é o total;


- 293 elementos são o total do somatório;


- tendo em conta que cada um destes elementos ganha para cima de 2000 euros (upa upa!)…


- 2000 euros (não estou a ser muito mauzinho) X 293= 586mil euros de despesa mensal;


- se a cada um destes elementos fosse reduzido o ordenado em 10% isso seria 200€ X 293=58,600€ redução mensal;


- ora isto ao ano reduzia-se: 58,600€X293 (elementos) X14 (12meses+1 mês de sub. férias+1 mês de sub. de Natal) = 820,400€ (quase um 1 milhão de euros);


- ora 820,400€X 8 (anos de governo que já passaram, mais os que vão passar) =6,563,200 (+ de 6milhões de euros);

Meus amigos, isto são um esquema imaginário (a roçar o real por baixo, isto são valores baixinhos, acredito que se gaste muito mais)...Agora, meus amigos já imaginaram a quantas pessoas se matava a fome ou se melhorava o nível de vida com os cerca de 600 mil euros que se pouparia todos os meses?????


Querem que me expresse melhor? Merda… cambada de…!


Nota final: a nossa selecção de futsal está pela primeira vez na final do europeu...vamos lá ver se é desta que conseguimos ganhar aos vizinhos espanhóis! Força Portugal!


JORGE NEVES

Sem comentários: