quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A COLUNA DO JORGE...



A ANUNCIADA CANDIDATURA DE MANUEL ALEGRE

Ao contrário de muita gente, eu não tenho uma opinião definida em relação à provável candidatura de Manuel Alegre. O PS alinhou tanto à direita que o sentimental tornou-se, comparativamente, num homem bastante à esquerda. Se não duvido de certos atributos de Alegre, tenho poucas certezas em relação à sua utilidade, embora para já seja o menos mau. Uma candidatura de Alegre apoiada pelo PS de Sócrates, à primeira volta, nunca contará com o meu voto, simplesmente abstenho-me. A eleição de um candidato manietado pela actual direcção do PS é um voto na política de direita, nas negociatas e na promiscuidade entre o governo e os interesses privados. Não pretendo legitimar a sua existência apoiando um seu candidato. Mais, acho até perigoso – numa conjuntura que o governo ambiciona “Berlusconizar” a justiça, dominar a comunicação social e conseguir um poder absoluto – ter um presidente e um governo na dependência directa de Sócrates.
A candidatura de Manuel Alegre é agradável no caso de ser feita sem o apoio do Partido Socialista. Nesse contexto, pode dar voz às centenas de milhar de eleitores socialistas que não se reconhecem neste PS virado à direita. Ajudando a construir um espaço de uma esquerda a sério que possa aspirar ganhar e governar à esquerda. Nesse espaço cabe Manuel Alegre, por direito próprio, e poderá ser, se o quiser, um protagonista do realinhamento da esquerda em Portugal.
Para além de resistir, a esquerda deve ter ambição de poder mudar estes pais. Apenas com a participação de sectores de esquerda do PS, do PCP, do Bloco e de muitas e muitos independentes isso será possível.


Jorge Neves
Independente no Bloco de Esquerda
Coimbra

Sem comentários: