quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

UM VÍDEO PARA TESTAR O SEU RESPEITO PELA DIFERENÇA





Acabei agora mesmo de sair de um blogue onde estava inserido o vídeo “Homofobia mata” e, em texto, se fazia a apologia da faculdade dos homossexuais terem, por direito, a liberdade de poderem contrair casamento.
Fui percorrendo os post’s anteriores e, para minha surpresa, tinha este vídeo do José Castelo Branco com a seguinte legenda: “História Tipicamente Portuguesa”. Mais em baixo dizia o seguinte: “Um espectáculo, não falem mal, a criatura tem garra…o produto é nosso, este é daqueles que faz a festa, deita os foguetes e vai apanhar as caninhas.”
Utilizando uma metáfora de direito, qual é então a ilação que retiro: para dois casos exactamente iguais pode perfeitamente haver duas sentenças diferentes.
E você, que até é a favor do casamento homossexual, ou, pelo menos, como eu, abstêm-se, ao visionar o vídeo do Castelo Branco, o que pensa? Também acha que ele é mesmo uma “criatura”? Ou, equitativamente, utilizando a mesma régua de valoração, acha que o homem tem todo o direito a ser diferente?
Como sabe, na América, nos Estados Unidos, onde foram filmadas estas imagens, esta mesma questão está a dar uma grande celeuma social, sobretudo nos estados onde não é permitido o matrimónio entre pessoas do mesmo género. Ainda para mais, porque um grande e reconhecido advogado conservador, Ted Olson, defende o casamento entre homossexuais. Este causídico, para desgosto dos colegas, assenta a sua acérrima defesa em dois princípios: Liberdade individual e não interferência do Estado nas vidas privadas dos cidadãos. “A proibição do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo viola ambas”, é Ted Olson que o defende.

Sem comentários: