sábado, 9 de janeiro de 2010

A COLUNA DO JORGE...




O preconceito



O preconceito é concebido como apropriação distorcida da realidade, através da qual se projecta em outro ser humano, grupo ou sociedade, as características não aceites em si mesmo.
O preconceito pode estar presente nas acções, linguagem e atitude dos indivíduos. Nas relações pautadas pelo pré-conceito, o outro ser humano é colocado como mero objecto dessa conexão, e não como sujeito interactivo das relações sociais e constituição da subjectividade.
Existem diversos factores que propiciam o aparecimento e desenvolvimento do preconceito, por exemplo: relações dogmáticas, sem críticas, sem história e sem reflexão entre indivíduos; não identificação dos seres humanos com a humanidade; falta de igualdade de relações sociais e dificuldade de se lidar com fraquezas e imperfeições que são projectadas nos outros. Num mundo capitalista, baseado na propriedade privada, na alienação e no narcisismo, o preconceito desapropria ambos, o sujeito e o objecto do prenoção, em uma relação estática.
Exemplos de preconceitos são tão inúmeros e múltiplos quanto a história da humanidade, e variam desde a barbárie do holocausto até piadas e ditos populares que projectam características negativas em grupos minoritários. Nesse sentido, os indivíduos devem procurar compreender o preconceito e suas relações, em especial o psicólogo, que deve ser capaz de desenvolver tais discussões, reflectindo e transformando as relações preconceituosas em relações mais humanas, éticas e igualitárias entre os homens.


Jorge Neves
jmfncriativo@gmail.com

Sem comentários: