terça-feira, 1 de junho de 2010

O ÚLTIMO RUGIDO DA PANTERA...


 A "Pantera" foi um estabelecimento de artigos de criança que emoldurou a Rua da Louça nos últimos 35 anos. Morreu esta semana, abatida por uma caçador furtivo, a que uns, enaltecendo, chamam concorrência de mercado aberto, outros, depreciando, apelidam de desgraça do pequeno comércio de rua.
Como não sou especialista na matéria, não sei quem terá razão -ou pelo menos escuso manifestar-me neste texto. Como gosto de todos os animais, embora sem ser obsessivamente ambientalista, e acho que a diversidade para um equilíbrio bio-estratégico assenta exactamente na sua coexistência pacífica, tenho a certeza de que a fauna comercial da cidade, mais propriamente a Baixa, ficará mais pobre. Tal como o lince Ibérico, um dia, se quiserem procriarem para a multiplicação da espécie comercial em extinção, terão de fazer inseminação artificial ou então em cativeiro. Mas, nessa altura, se calhar, não haverá nada que valha a pena defender.
Uma lágrima de saudade para a "Pantera" que teve menos sorte do que a "cor-de-rosa"...

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Realmente o comercio da Baixa esta uma selva, cheia de "cordeirinhos" a ser atacada de todos lados por animais bicefalos bem ferozes.