sábado, 5 de junho de 2010

UM MAL-ESTAR NA PSP, SOBRE A PROGRESSÃO NAS CARREIRAS

(IMAGEM DA WEB)

 Isto é o resultado da nossa profissão ter sido "integrada nos meros funcionários públicos e que de corpo especial não é para todos" conjugado com a lei 12-A/2008 de 27FEV e o actual estatuto está de facto a criar no pessoal um sentimento de "revolta, tristeza, desânimo" desunião -o que não é bom para a nossa carreira profissional.
Entretanto, é minha convicção que depois de uma  reunião no MAI foi   apresentado esse argumento de que na  Classe de Oficiais estão a criar CARGOS E FUNÇÔES e são tão evidentes que   criam nas outras Classes "de Base e Intermédia" descontentamento e. além disso. provoca o  AUMENTO DE DESPESA. E em tempo de CRISE. embora esteja previsto na Lei essa possibilidade. 
Foi-nos prometido que vão ALARGAR AS outras CLASSES DE AGENTES E CHEFES desde que exerçam essas FUNÇÕES ou CARGOS  (nos impedimentos/férias/doenças, etc.) do superior de quem dependemos e  em carácter temporário. De momento não posso acrescentar mais nada e vamos de facto estar atentos aos próximos desenvolvimentos. Para que isto se torne possível é necessário que os Comandos tenham os seus Serviços estruturados/organizados e bem definidos quanto às suas FUNÇÕES e os CARGOS , depois depende do Comandante propor que o elemento X está a desempenhar a Função de Y e tem  em contrapartida que auferir por aquela função. Até  agora só vemos os  Oficiais  e não CHEGOU o NOSSO momento para os Chefes e os  Agentes que também vão ter essa possibilidade. É a minha convicção. MEUS AMIGOS  o tempo vai dar -nos razão embora sempre com algum atraso. Mais vale tarde do que nunca. Esta é uma opinião  PESSOAL  e não na qualidade de qualquer membro de  estrutura sindical e faço-o como Amigo que sou e do fundo do coração de todos vós.
Compreendo as preocupações,
Um Bom Fim-de-Semana para todos.

(RECEBIDO POR E-MAIL)

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Luis,

Não deu para perceber se a policia portuguesa é unificada, ou seja, a Policia Militar e Polici Civil trabalham juntas ou são fundidas em um só órgão?
Aqui elas são distintas, prestando contas a Secretaria de Segurança Pública, porém chefia e regimes diferentes, não são muito unidas, não se bicam...
Em que regime elas são subordinadas aí?
Obrigado pelo carinho com que sempre me presenteia.
Abraços

LUIS FERNANDES disse...

Olá, Nilza, firmamento das estrelas do Atlântico.
Obrigado por ter comentado.
Respondendo à sua questão, aqui as polícias militares e civis são distintas. Embora, diga-se, temos uma força que é para-militar, a Guarda Nacional Republicana. Todas as polícias civis, incluindo a de Segurança Pública e judiciária, têm um ministério próprio: o Ministério da Administração Interna.
Abraço Rosa Vermelha.