quinta-feira, 17 de junho de 2010

A COLUNA DO MARCO...

(IMAGEM DA WEB)

CUBA







Dados, factos, estatísticas versus realidade- Tratamento e contexto

   Como já referi por várias vezes, o fundamentalismo, ideias e pensamentos radicais e extremistas, sejam eles de Esquerda ou Direita, é um problema dos dias de hoje, e que me preocupam de sobremaneira. Talvez eu dê demasiada importância ao assunto, já mo disseram. Esta minha preocupação é um misto de surpresa, tristeza e revolta. Fico surpreendido porque a informação, actualmente, «viaja» a uma velocidade supersónica. Qualquer acto político, militar, etc., ocorrido nos antípodas do continente europeu fica automaticamente público passado 30 segundos, portanto toda a gente tem conhecimento das tragédias, genocídios e crimes cometidos em nome de uma ideologia. A razão porque fico triste é óbvia. Revoltado pelo simples facto de pouco ou nada poder fazer, apenas divulgar e transmitir a minha opinião com os meios a que tenho acesso. Por exemplo, utilizar a internet, fazendo comentários em blogues, como o nosso Questões. Quando digo que este é um problema dos dias de hoje, penso é a consequência da insatisfação das pessoas, resultado da crise económica e das dificuldades que todos os cidadãos enfrentam, sejam  nacionais de governos de direita ou esquerda, europeus ou asiáticos.
    Como resultado deste meu interesse pelo assunto, tento consultar e comentar o maior número de sites e blogues de discussão politica possíveis. Nesta minha pesquisa deparei com uma crónica publicada no Blogue de Esquerda da revista Sábado -aconselho vivamente a leitura tanto da revista como dos Blogue de Esquerda e Direita, com cronistas de qualidade e interesse. Como dizia, essa crónica encaminhou-me para um blogue de nome 5 dias. net onde li um artigo de Rafael Fortes de nome «La isla bonita ou das incoerências de um processo democrático». Artigo esse bastante bem construído, fundamentado e muito bem escrito. Recheado de informação, toda ela muito bem justificada com publicações e documentos oficiais. Desde estatísticas, vídeos, programas do governo cubano, cooperações com outros governos, etc., etc.
    Esta introdução, já longa, para dizer a quem ainda estiver a ler este texto , que com dados e informações totalmente verdadeiras e factuais acompanhadas de um tratamento adequado e completamente parcial, podemos dar uma imagem da realidade muito diferente da que se verifica verdadeiramente. No caso em análise, quem não tem o mínimo conhecimento do que se passa em Cuba, do sofrimento do seu povo, e da perseguição politica movida a homens e sua família que ousam pensar de maneira diferente da doutrinação infligida diariamente aos cubanos, através dos media e discursos de 10 horas de Fidel, fica a pensar que aquela ilha é o paraíso na terra.
    Este tipo de escrita é desonesto e enganador. É um insulto ao leitor, e principalmente, injusto para os cubanos. Se conhecem algum cubano perguntem o que acham das afirmações contidas na referida crónica. Bem, através da Internet não é possível, porque o acesso á mesma é limitado. Quando possível o acesso, tem outra limitação a nível de conteúdos, só os «bons» e «verdadeiros» são disponibilizados pelos servidores governamentais.
   Resumindo, com a verdade me enganas. Pois o sr. Rafael Fortes não mentiu nas palavras, mas descontextualizando os dados apresentados, conseguiu dar-nos uma imagem completamente oposta à realidade. Generalizando, é preciso ter muito cuidado com o que lemos, mesmo com factos reais consegue-se iludir os leitores menos atentos.
Além disso, em remate final, deixo no ar algumas perguntas:




Se Cuba é o paraíso na terra, porque razão milhares de cubanos arriscam a vida diariamente em embarcações precárias, tentando chegar a Miami, EUA? 





E aqueles que conseguem não regressam, porquê? Será que estão todos enganados acerca da governação Castrista? 





E o senhor Rafael Fortes não emigra para Cuba, porquê?


Abraço.
Marco. 

1 comentário:

Anónimo disse...

http://5dias.net/2010/06/01/la-isla-bonita-ou-das-incoerencias-de-um-processo-mediatico/
Crónica referida no texto do blog 5dias.net.