sexta-feira, 22 de maio de 2009

O ARTISTA DE HOJE...NA BAIXA




(ESTE SENHOR CHAMA-SE SIMIZU SHOEI. OS SEUS NOMES É A ÚNICA CERTEZA QUE TENHO. Tal como a mensagem publicitária atrás, a "ÚNICA CERTEZA É A SUA POUPANÇA". Quanto a saber se entenderam alguma coisa do que lhes disse...bom!, isso já é mais complicado)



Encontrei hoje, à hora de almoço, estes dois simpáticos anciães a pintar na Rua Ferreira Borges. São naturais do Japão e estão em trânsito por Coimbra.
Foi uma grande dificuldade para nos entendermos. Não falam Inglês nem Francês. Mas, pontapé no léxico para aqui, pontapé na língua para ali, lá nos conseguimos entender. Quando lhes disse que era para um blogue que fala sobre a Baixa ficaram logo de sobreaviso –começaram imediatamente a fazer vénias. Quando lhes disse que era para o “Questões Nacionais”, pronto!, quase que me pegavam ao colo –tenho de confessar que não sei bem se entenderam correctamente, mas a verdade é que funcionou, tal-qualmente como se estivessem familiarizados com o blogue. Seria? O que é que o leitor acha? Cá para mim, não acredite em nada do que lhe digo. Isto é uma mentira pegada. Estes cidadãos nipónicos nunca ouviram falar em nenhum blogue com este nome.
Chamam-se Simizu Shoei –para além de me escrever o nome numa folha de papel, desenhou-me o nome em alfabeto japonês- e Yosioka Mashaki –igualmente, e da mesma forma, desenhou-me também o nome em traços japoneses.
Como se pode verificar, pintam aguarela com o mesmo à-vontade com que eu como uma sandes de queijo.
Despedi-me deles com a única palavra que conheço em japonês, e acompanhada por uma vénia, em sinal de respeito: “saionara”.

Sem comentários: