terça-feira, 21 de julho de 2009

"PINA PRATA EXPULSO DO PSD"





Segundo o Campeão da Províncias online (CP), Horácio Pina Prata (HPP), actual vereador e candidato a candidato independente à presidência da Câmara Municipal de Coimbra, foi expulso de militante PSD.
Ainda segundo o CP, “a decisão foi tomada pelo Conselho de Jurisdição Distrital de Coimbra do Partido Social-Democrata, órgão presidido por Fernando Alves Correia, ex-juiz do Tribunal Constitucional”.
“Candidato derrotado, há três anos, à liderança da Comissão Concelhia do PSD/Coimbra, Pina Prata entrou em rota de colisão com Carlos Encarnação (CE), sendo que o vereador foi destituído da vice-presidência da Câmara local. O edil pediu a suspensão do vínculo àquele partido, pouco tempo antes de se assumir como candidato independente à liderança da autarquia”, reza assim o CP online.
Antes de continuar, vou ressalvar duas questões de interesses que aparentemente poderão parecer conflituais: em 2002, votei em CE para presidente da autarquia e, agora, subscrevi a lista de assinaturas de HPP.
É natural que o PSD esteja preocupado com a candidatura de HPP. Não tenho dúvida nenhuma de que, a ser certa, esta candidatura vai cindir a meio o universo de eleitores que, sem HPP, votariam em CE, recandiadato anunciado pelos laranjas.
Continuando a expressar a minha opinião, uma coisa sei: nas próximas eleições de 11 de Outubro, não votarei nem em HPP, nem em CE. Não vou aqui dissecar as minhas razões. Neste momento, de período pré-eleitoral, para além de ser anti-ético, é despiciendo, tendo em atenção a minha pouca importância –e proporcional grau de influência para quem me lê.
Sinceramente, ainda não sei em quem votarei. A ver vamos.
Pode até parecer contraditório o facto de eu ter subscrito a lista de assinaturas necessárias para a candidatura de HPP. Pode, sim senhor. Mas, para mim, não é. HPP, no seu interesse, legítimo, diga-se a propósito, quase sem se aperceber, está a prestar um elevado serviço à cidade. E, sem entrar em contradição com o que escrevi atrás, não esmiuçando farpas contra o actual presidente da autarquia, CE, tenho a certeza que a entrada em cena de HPP, veio baralhar completamente um jogo que à partida estava ganho pelo candidato do PSD.
E o que ganhará a cidade, com a entrada em eleições de HPP? Muito. Vai permitir que os votos se diluam pelas várias urnas dos, até agora, cinco candidatos à câmara.
Se por um lado, o PS, parece, ter apresentado um bom candidato, o mesmo se poderá dizer do PSD, e, igualmente, o independente HPP. Já os partidos pequenos, Bloco de Esquerda, PCP, CDS/PP, e PPM (estes dois, que ainda não apresentaram candidato), continuam a concorrer apenas para ganharem uns lugares na Assembleia Municipal. Com todo o respeito por eles, os candidatos que estes micro-partidos continuam a apresentar não são suficientemente conhecidos na cidade para ganharem. Dá impressão que pretendem apenas cumprir calendário e mais nada. E é pena esta pouca ambição política, porque as eleições autárquicas, na generalidade, pouco terão a ver com os partidos. Os eleitores votam nas pessoas em quem acreditam. Estes partidos, ao partirem derrotados para a contenda eleitoral, também sem o quererem, estão a prestar um mau serviço político/partidário à “polis”.
Uma coisa é certa, teremos em Outubro uma boa luta. E tudo graças a HPP. Ainda bem. Parafraseando Luís Cortês –o músico de rua que, diariamente, costuma dar espectáculo no largo do “Bota-abaixo”-, no “Hino ao Candidato”, por si escrito e musicado, “Eu prometi que deixava/ a minha assinatura consigo/ Pina Prata, obrigado/ para mudar Coimbra, acho, chegou altura”.
Viva HPP. Hurra! Hurra!..

Sem comentários: