quarta-feira, 22 de julho de 2009

É PRECISO SABER SEPARAR O TRIGO DO JOIO






Segundo o Jornal Público de ontem, aluno passou com 9 negativas. “Não é caso inédito, mas não deixa de ser raro, com admite Augusto Sá, director do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, em Darque, Viana do Castelo. No final do 3º período, o conselho de turma reuniu, cada professor deu a sua nota e, no caso de José, o balanço era negativo. Augusto Sá nota, contudo, que para decidir se um aluno “passa” não basta “somar” as positivas e as negativas. “Há um percurso, há um contexto, há uma família…” E a decisão de “passar” José “teve em conta” tudo isso”-in jornal Público de ontem.
O que pensa o leitor da decisão dos professores da escola de Darque? Um escândalo, não acha? Onde é que já se viu isto? Do total de 14 disciplinas, ter negativa a 9 e passar de ano? Estamos na Conchichina, ou quê? E, ainda por cima, a falarem na família, o que tem a “gota a ver com a perdigota”? A lei é para se cumprir e mais nada! Uma coisa destas é impensável. Só é admissível num país de terceiro-mundo. Não acha?
Se achou bem o que eu escrevi, se concordou comigo, fez muito mal. Só não o despeço de leitor diário deste blogue porque…preciso de si. Se não fosse isso, você havia de ver para onde o mandava…seu intolerante. Seu insensível. Então, não é você que passa a vida a protestar contra os burocratas exegetas que só funcionam com a letra da lei? Não é você que diz que estes tabeliães são perigosos? Que não têm coração, nem pinga de humanidade? Que em vez de avaliarem pessoas deveriam, antes, avaliarem máquinas?
Então, e agora que, felizmente, neste acto, aparecem professores de bom senso, você vai atrás da carneirada e condena-os sem pensar? Olhe lá, seu troca-tintas, tenha dó. Faça mas é o seguinte: erga as duas mãos –isso mesmo!- agora, comece a bater palmas. Continue, até eu dizer para parar…

Sem comentários: