sexta-feira, 24 de julho de 2009

BAIXA: MAIS UMA LOJA ASSALTADA





Esta noite, na roleta russa em que a Baixa se transformou, calhou a vez de ser assaltada a loja de artigos de criança “A Pantera”, na Rua da Louça. Este estabelecimento, a funcionar desde 1975, vai encerrar no fim do ano. O "modus operandi" é o mesmo de sempre: um calhau de grandes dimensões contra um vidro e, calmamente, surripiar à vontade. Não há pessoas a passar e muito menos polícias que possoam obstaculizar os arrombamentos.
Segundo a funcionária, Judite Vilela, “o patrão, o senhor Cruz, de 82 anos, já tencionava encerrar. Eu, que de outrora várias funcionárias, sou a última, vejo bem que não dá. Para mais, veja bem no estado a que chegou a Baixa. Este agora assalto que sofremos mostra bem isso mesmo. É uma calamidade. São maiores os prejuízos nos vidros partidos do que o valor das cerca de 100 peças roubadas do expositor junto à porta”.
O estabelecimento não tem nem alarme nem grades de protecção.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Luís, desculpe tratá-lo desta forma, mas entendo como sofredor dos problemas da sua e minha baixa (nossa), usar o seu blog,não comentar, mas informar no minímo o que se passou na passada Quinta-Feira no Governo Civil. Fui convidado para uma reunião de trabalho com o Sr. Governador Civil e Comandante da P.S.P.com a seguinte ordem de trabalhos:
Insegurança na Baixa de Coimbra.
Quer saber amigo?
O número de assaltos na Baixa no mês de Março, participados á P.S.P. foram superiores, aos que aconteceram nos meses seguintes. Fiquei espantado.
Verdade seja dita, a noticia dada pelo D.C. sobre o depoimento de um agente da P.S.P. (dirigente da ASPP)é que inflamou mais o assunto e trouxe ao conhecimento da opinião pública o que se sabia pela surdina.
Como o meu amigo sabe, não sou de modas e aí vou eu em defesa dos moradores e comerciantes (por isso me elegeram). Tudo isto para lhe dizer, que os comerciantes, têm que pensar em acautelar os seus establecimentos com sistemas que evitem o assalto. Está visto que as câmaras de videovigilância se tudo correr bem lá para os principios de Outubro. Penso eu!!
Equipamento tão importante, que na nossa Coimbra vem a passo de caracol. Palavras para quê!!!!
Sabe bem o quanto me incomoda o que tem acontecido na nossa Baixa, mas seguramente não atirarei a toalha ao chão.
Um abraço do sempre amigo
Carlos Clemente

Anónimo disse...

Deixe-me ver se eu entendi bem.. e utilizando as palavras do Sr. Presidente da Junta de S. Bartolomeu: "não sou de modas e aí vou eu em defesa dos moradores e comerciantes (por isso me elegeram)." Ou seja, "os comerciantes, têm que pensar em acautelar os seus establecimentos com sistemas que evitem o assalto."
Esqueceu-se de acrescentar que faz um desconto no alarme, esqueceu-se também de dizer que o alarme custará cerca de 500 euros, e esqueceu-se de dizer que essa foi a solução apontada também por si, uma vez que concordou com ela e vem aqui lançá-la como desculpa de mau pagador. Parabéns Sr.Presidente. Está a fazer um belissimo trabalho. 500 euros para comerciantes que já pouco ganham é sem duvida uma medida brilhante.
R