segunda-feira, 9 de março de 2009

UM PASSEIO ESTIMULADOR PELA BAIXA



À hora do almoço, na Rua de Sargento-mor, juntamente com muitos idosos, encontrei a Micaela, da área de assistência Social, a Ana e a Marisa, estas alunas do 3º ano de enfermagem, todas a estagiar na Casa dos Pobres de Coimbra.
Achei engraçado, e daí ter-me “metido” com elas e pedir-lhes para posarem para o “boneco”, porque, para além destas cicerones descreverem quase em pormenor alguns aspectos curiosos das ruas e do edificado, levavam também umas adivinhas que soletravam às nossas avozinhas e a seguir procuravam as respostas.
“É uma forma de estimular, física e intelectualmente, os utentes da casa. É muito gratificante o nosso trabalho. Os idosos gostam muito”, responde a Marisa à minha interrogação. Apesar de na foto aparecerem um pouco retraídas, talvez uma reacção normal perante a fotografia -ou à pouca habilidade do fotógrafo-, a verdade é que antes pude avaliar o contentamento das senhoras.
Não tenho qualquer dúvida de que estamos na presença de um bom serviço social na área da geriatria. Parabéns pela disponibilidade a estas novas quase licenciadas na área social, e também à Casa dos Pobres de Coimbra.

Sem comentários: