sábado, 7 de março de 2009

FINALMENTE COIMBRA VAI ENTRAR NOS CARRIS A HORAS



(FOTO DO SITE www.tictactemporis.com)


Segundo o meu amigo Hermínio de Freitas Nunes, proprietário da empresa Tic Tac Temporis –www.tictactemporis.com-, da Marinha Grande, o relógio da Estação-Nova “muito brevemente voltará a marcar as horas na frontaria da estação, fazendo companhia ao do Banco de Portugal, que também restaurei há anos atrás e lá está a funcionar em pleno”.
Saliento que Hermínio Nunes é um dos poucos especialistas nacionais que operam na área da conservação e restauro de Campanários e Relógios de Torre. O seu trabalho, para além de ser reconhecido em todo o país – com intervenções em relógios de Vagos, Aljubarrota, Marinha Grande, Redinha, Coimbra, Almeirim e Santuário de Fátima- é também uma referência a nível internacional.
Quanto ao homem em si, Hermínio vai muito além do artesão reconstrutor, é um restaurador do passado porque se preocupa com a memória futura. É uma pessoa preocupada com a cultura. Com extrema sensibilidade, “desabafa” nos seus escritos como escritor que trata a pena por tu lá, tu cá.
Voltando ao relógio da Estação-Nova, diz-me que está praticamente pronta a obra a si adjudicada pela ReferTelecom. “Este modelo de máquina é dos mais pequenos relógios de Torre do mundo e foi desenvolvido por Paul Guarnier (1801-1869), exclusivamente para os relógios das fachadas das grandes gares ferroviárias da época. Além de França, sei que exportou estes marcadores de tempo para os caminhos-de-ferro portugueses, ingleses e belgas. Desconheço se, além deste, já restaurado e a funcionar na minha oficina, existe mais algum similar ainda em funcionamento”, perora o meu amigo Freitas.
“Aposto que você -e pouca gente- não sabia que existia em Coimbra um tão raro espécime deste valor museológico?!”, interroga-me a caçoar da minha ignorância perante o seu elevado conhecimento.

Sem comentários: