sábado, 21 de março de 2009

E MAIS UMA LOJA QUE ABRE...




No mesmo local onde existiu, até há pouco, a extinta Fábio Lucci, na Avenida Fernão de Magalhães, ali quase encostada à Estação-Nova, abriu uma nova casa de pronto-a-vestir. Nesta loja fala-se chinês e é da família do meu amigo Jian Lian. Juntamente com os seus três irmãos, 3 rapazes e uma rapariga, este homem, com uma dinâmica impressionante, para além de uma loja em Aveiro, tem já quatro casas na Baixa. Uma na Rua Adelino Veiga, outra na Rua da Sota, esta agora na Avenida e uma outra na Rua das Padeiras. Esta foi a primeira que eles abriram há cerca de dois anos.
Pela proximidade da minha loja, e como frequentávamos o mesmo café, na Rua das Padeiras, fiquei a conhecer um pouco do chinês Jian. Se para tudo, profissões, nomes, pessoas e nacionalidades, mentalmente, arranjamos estereótipos, quase apostava que o Jian falhava o paradigma que pensamos dos chineses como sendo um povo fechado, que apenas falam o essencial. Se não fossem os seus olhos rasgados, pela comunicabilidade, ninguém diria que este homem de cerca de trinta anos é chinês. Irradia simpatia por todos os poros. Quando chegava ao pequeno café –agora pára menos por aqui, certamente pelos seus afazeres- todos ouvíamos um retumbante “bum dia”, em quase bom português. Não era só a saudação que estava em causa, era a energia que emanava daquele cumprimento –na altura, impressionou-me tanto que escrevi um texto, em 2 de Junho de 2007, que pode ser consultado aqui no blogue com o título “HISTÓRIAS DE VIDA: O CHINÊS DA MINHA RUA".
Perante a sua forma de ser e estar, comecei a olhar este povo que vem de longe de uma outra forma. Se um país, na sua multiplicidade cultural, não faz um povo –logo os estereótipos são falíveis-, pelo contrário, um homem, pelo seu comportamento social, pode ser um bom embaixador e representante de toda uma nação.
Para mim, o Jian e a sua família são uma grande lição. Passamos a vida a lamentar-nos. Eles, o Jian e a sua prole, que de chineses são os que eu conheço alguma coisa, com muito trabalho, vão em frente, sem hesitações ou lamentos.
Muitas felicidades para esta nova loja e sobretudo para o Jian Lian.

Sem comentários: