quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MÚSICOS DE RUA CANTAM AS JANEIRAS NA BAIXA



 Amanhã quinta-feira, sexta e sábado, entre as 9h30 e as 11h30, a Baixa comercial será inundada de música cantada ao vivo alusiva à tradição das Janeiras pela denominada “Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra”. Cerca de oito músicos amadores, com letra e música originais, irão cantar e apelar a todos os frequentadores desta zona de antanho uma pequena contribuição que os ajude a enfrentar este Novo Ano. Se a crise já custa a todos, sobretudo os que têm uma vida organizada, imagine-se estas pessoas pobres com dificuldades cujo sustento e rendimento auferidos provém apenas da prestação exercida na via pública.
Este evento, que de certo modo serve para mostrar este conjunto musical ao comércio, vem no seguimento de uma primeira apresentação que se realizou no Dia de Natal, no Pavilhão de Portugal e sob a égide e apadrinhamento generoso da presidente da direcção da Orquestra Clássica do Centro, Emília Martins.
Mas afinal o que é isto, de “Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra”? Em especulação, pareceu-me ouvi-lo interrogar. Bom, trata-se de uma ideia original –parece-me- de juntar vários músicos que actuavam na rua isoladamente. Como o mentor deste projecto, que por acaso sou eu, é também um músico “falhado”, no sentido de que sempre adorou música, e, em tempo preciso não teve hipótese de poder explanar esta sua vocação, é auto-didacta, lembrou-se de juntar o útil ao agradável. Isto é, se eu ao longo das últimas décadas, compondo e musicando largas dezenas de composições, fui gravando imensos temas que, para além da família, ninguém conhece, por que não juntarmo-nos todos e mostrarmos o que fazemos? Se eu toco viola e tenho as músicas –que podem até nem valer um costelo, mas são originais e nunca ninguém ouviu- se me juntar a outros executantes, instrumentistas e cantores, poderemos fazer algo de positivo e que a todos dê prazer. Ou seja, numa convergência de intenções comuns, eu retiro da gaveta as minhas criações, prescindindo de direitos autorais, e com a ajuda destes músicos, todos juntos, poderemos fazer um trabalho profícuo. Não é mais do que isto. Há aqui um interesse que atravessa todos. Não há cá aquele sentimento de “caridadezinha” tão normal e que aparece sempre por alturas do Natal. Nada disso. Se houver alguma ilação a retirar, no máximo, é que juntos somos uma “orquestra” e separadamente, individualmente, não passamos de partículas anónimas na cidade. Ninguém dará por nós. E isso interessa? Volta você, leitor, a perguntar. Claro que interessa. Quem gosta de música, que toca um instrumento e compõe, tal como outro qualquer criador, precisa de mostrar o que faz. O público que aprecia o seu talento, enquanto examinador, passa a ser a sua reserva de oxigénio que mantém o coração a pulsar. Naturalmente que este sentimento é transversal a toda a arte; na pintura, na escultura, na encenação, etc. Sem esta dualidade crítica do público –algumas vezes injustas e nefastas e que podem condenar ao efémero um talento auspicioso- a arte dificilmente terá futuro enquanto obra do artista. Sem apreciadores mais tarde ou mais cedo o criador desistirá de continuar a trabalhar para o “boneco”.
Continua você com a mesma curiosidade e questiona-me outra vez: “isso quer dizer que você ainda sonha em ser artista?”. Não senhor. Embora em aforismo filosófico se diga o contrário, “que estamos sempre a tempo”, no calendário ilusório do fado que está destinado a cada um, tudo tem um tempo preciso para acontecer. A minha época passou. Se é certo que para as letras e pintura, por exemplo, a revelação pode sempre ocorrer ao longo da vida, na música não há a mínima hipótese, pelo menos como executante. Quanto muito, a suceder, só se for na escrita e nada mais.
Como sempre, alonguei-me nas explicações. No entanto, em suma, em nome de todos os músicos de rua que vão aparecer amanhã nas artérias do Centro Histórico, se puder, para além de "olhar com olhos de ver e ouvir", contribua com uma moeda. Obrigado.


TEXTOS RELACIONADOS

"Os músicos de rua passaram na tv"
"Encontro com músicos de rua"
"Os milagres acontecem"
"Como é que correu? Como é que correu?"
"Os músicos de rua na primeira página do DC"
"A vida na vontade"
"Tomar o pulso à rua"
"Baixa, quarta-feira 26 de Dezembro"
"Quem tem a televisão tem tudo"



Sem comentários: