sexta-feira, 24 de agosto de 2012

UM NOVO RIO NA HOTELARIA DA BAIXA



 Junto à Igreja de São Bartolomeu, ao fundo da Praça do Comércio, e no antigo espaço do “João Brasileiro”, há cerca de duas semanas, (re)abriu o novo restaurante “Rio Mondego”.
Com uma decoração muito apelativa, com pessoal muito simpático, a nova casa de restauração promete dar que falar e ser um ponto de paragem obrigatória na Baixa.
A anfitriã é a Letícia Pereira. De origem brasileira, mas já há muitos anos entre nós e com larga experiência na indústria hoteleira, compromete-se a, através de pratos típicos do Brasil e outros da nossa terra portuguesa, não deixar créditos por mãos alheias.
Com uma ementa com preços acessíveis, mas onde a qualidade está acima de tudo, vai-me contando que quer servir bem. Não quer o cliente apenas para uma vez. “Quero que quem nos visite leve consigo um gostinho especial da nossa comida, está a entender? Não queremos ser mais uma casa hoteleira no Centro Histórico. Essencialmente, queremos conquistar o nosso espaço.”
Durante mais de dois anos esteve no Terreiro da Erva estabelecida com um pequeno restaurante, ao lado do Cantinho dos Reis. “Tivemos de largar, porque a renda era enormíssima: pagávamos 2000 euros. Felizmente, e com muito esforço, mesmo assim, consegui aguentar até poder. As rendas aqui na Baixa são muito caras, mas esta zona é muito agradável e segura. Você já reparou nos tantos estrangeiros que aqui tentam ganhar a vida?”
Letícia vai dizendo que está contente. “Este nosso espaço é muito bonito, muito arejado, e, para além disso, tem duas boas salas. Servimos almoços e jantares, festas de aniversário, refeições para grupos e todos quantos quiserem dar-nos o prazer da sua visita. Está tudo a correr muito bem. A clientela, de dia para dia, sentimos que repete a visita. Ora, sendo assim, é porque a nossa comida, o nosso jeito de atenção lhes agrada. É ou não é?”.
Claro que não deixa de estar preocupada, “sabe, esta subida do IVA de 13 para 23 por cento é um custo enorme para todos nós. Sobretudo em uma altura que temos de conter os custos para aguentar o barco e não nos podemos estender muito na faina dos preços. Mas, se Deus Nosso Senhor quiser, havemos de resistir. Você tem de vir cá provar as nossas especialidades. Olhe, por exemplo, amanhã vamos ter “Moqueca”, é um prato tradicional brasileiro, composto por vários peixes. Venha cá!”

Sem comentários: