quinta-feira, 3 de setembro de 2009

E COMO É QUE EU VI O DEBATE SÓCRATES/PORTAS? -(1)






Vou começar pela moderadora, Constança Cunha e Sá, que titubeante, a gaguejar não deu conta do recado. Pareceu-me um comentador, que também lhe é muito próximo, também da TVI, que mal se percebe o que diz.
Passando ao confronto e aos contendores, quanto a mim, José Sócrates bateu aos pontos, mas muito a perder de vista, Paulo Portas. Se entendermos que o primeiro-ministro, neste e noutro qualquer debate, parte em maiores dificuldades para tentar justificar as suas fraquezas, embora aparentemente mais vulnerável, a verdade, é que, através de um marketing estudado ao pormenor, das fraquezas fez forças e derrotou o candidato da direita sem grande dificuldade. E, sem entrar em grandes detalhes quanto aos temas, quanto a mim, conseguiu fazer passar a mensagem. Sobretudo quando, várias vezes, em vez de fitar o outro candidato, virava-se e, quase ostensivamente, olhava a câmara de frente, como se estivesse a falar somente para o país.
Não tenho dúvida em dizer que José Sócrates será um dos maiores tribunos da actualidade. Aparte polémica, conseguiu fazer-se ouvir, através de uma dialéctica pensada ao pormenor, nos argumentos apresentados. Estudada ou não –certamente que sim-, tem muito boa imagem e consegue fazê-la passar.
Neste debate, contrariamente ao previsível, em vez de estar à defesa, Sócrates esteve sempre ao ataque. E o mais surpreendente é que conseguiu mesmo encostar o líder do CDS/PP às boxes, sobretudo quando o questionou várias vezes acerca da votação nos Códigos Penal e Processo, e reiteradamente provocava: “votou ou não votou? Diga?..”. Aliás, quanto a mim, Portas, que também é um mestre em argumentação, naquele hesitante titubear, deu uma imagem muito comezinha de político experiente. Valia muito mais ter respondido que sim, que tinha votado mas enganou-se, do que estar ali a mastigar. Como se estivesse deitado ao comprido no tapete e à mercê do adversário, a imagem que transmitiu foi de fragilidade. Acabou por se tornar fatal no somatório da performance.
Saliento, contudo, que Paulo Portas, apesar das suas fífias, é o único político que se afirma de direita sem qualquer complexo, e isso, a meu ver, é um ponto a seu favor.

2 comentários:

Anónimo disse...

carissimo não sei o que viste de "encosto as boxes" por parte do portas. Vi foi um homem inteligente apresentando medidas inteligentes e provas da realidade que o senhor primeiro ministro oculta. Bem como oculta todas as estatisticas: niveis de confiança do consumidor ( usando o mes de agosto em que toda gente esta de ferias e recebeu subsidios e portanto tenta dar o melhor para si e para os seus; bem como não ha dinheiro e portanto as ferias passaram-se em portugal gerando um maior numero estatistico e utópico de consumo) , mas pelo que vejo es do tipo que emprenha pelos ouvidos e mente para si proprio permitindo como tantos outros portugueses a continuidade das ascenção politica de um " BETINHO COLORIDO" que julga que percebe a realidade. A minha opinião do Portas é que tambem continua a ser um "betinho colorido", mas este betinho mudou um pouco ( amadureceu ); observo que não vai cometer novamente os erros que cometeu no passado, mas sim aprendeu com eles.
Pelos comentarios que tem feito, noto um discernimento objectivo, que antes de os ouvir, eu ja tinha escrito noutros blogs.
Vou resumir, até porque é basico:
Diminuição em impostos, gera conforto e confiança,
logo, gera consumo,
logo, gera necessidade de maior produção,
logo, gera maior necessidade de mão de obra de uma forma geral, logo gera mais consumidores,
logo gera uma maior e monstruosa receita fiscal.
Mas o teu PS, PSD e BE (que quer destruir a classe media como se de mouros se tratasse), e especialmente o PS acham que aumentando a carga fiscal, reduzindo comparticipações, e dando esmolas a quem mais precisa para poder vir dizer a publico com aqueles numeros todos, que ajudou X ou Y e multiplica por milhares para poder emprenhar a ti e a outros portugueses pelas orelhas.
E claro como é logico estava a esquecer-me: salvou a segurança social...... A custa de carga fiscal pesada empobrecendo o povo.
Esta claro: encheu os cofres do estado.
Resultado? um povo mais pobre, empresas que faliram , milhares de desempregados como nunca ouve na historia.
E eu pergunto: -E agora, como ele vai manter os cofres do estado cheios???
O minstro das finanças ja ocultou o racio que existe nas receitas deste ano. E agora para o proximo?
Mas tava a me esquecer: os militantes do PS gostam é de auto estradas, TGVs e aeroportos.
Para mostrarmos que não somos campónios, para o resto da europa, não é verdade?
Mas ca para mim: - acho que nos enganamos é a nos próprios.
Realmente o socrates é bom... mas em demagogia e a jogar sujo, com os numeros.

Vota nele!

M.A.

Anónimo disse...

Esqueci-me foi de uma coisa, mas tenho desculpa, pois o primeiro ministro ja se esqueceu de muitas.
No meio da redução da carga fiscal para gerar aquilo tudo,que eu referi acima, está o investimento em tecnologia industrial e agricola, e tomo como exemplo o japão que não tem materias primas nenhumas e são uma super potencia economica. Importam a materia prima e transformam-na em carros ,motas, televisões, computadores, telemoveis, esferograficas, roupa, comida, consomem e exportam. Não tem preço para competir com outros, mas tem qualidade e marketing.

Boa sorte ai para o teu PS.
M.A.