sexta-feira, 20 de março de 2015

ENCERRA UM DOS ÚLTIMOS RETRATISTAS





Estabelecido há cerca de três dezenas de anos na Rua Martins de Carvalho, um dos mais conceituados fotógrafos da cidade, Rui de Almeida vai encerrar o seu estúdio no fim do mês, na antiga Rua das Figueirinhas.
Nasceu em 1937 e cedo, quase de cueiros, começou a amar a arte de retratar. Com 13 anos foi trabalhar para a Focus, na Rua Ferreira Borges -esta, felizmente, ainda em laboração. Com 16 anos, em 1953, transferiu-se para a Casa Ilda, do grande mestre, Varela Pécurto, no Largo da Portagem. No princípio da década de 1970 foi abrir a secção de fotografia na Bruma, na Rua Adelino Veiga – foi lá que o conheci pela primeira vez. A título de curiosidade, foi neste estabelecimento que, em 1976, comprei o meu primeiro frigorífico e televisão, a preto e branco, a prestações.
No seu laboratório da Rua Martins de Carvalho, em 30 anos fez de tudo na fotografia. Foi colaborador de vários jornais desportivos e de notícias, retratou casamentos, baptizados, festas académicas e ganhou vários prémios em salões de arte fotográfica.
Apesar dos seus 78 anos, Rui de Almeida sente-se cheio de força e vai continuar a trabalhar na fotografia. Esta arte fará sempre parte da sua vida e acompanhá-lo-á até ao resto dos seus dias. É a sua segunda alma. Sente algum desconforto por ser obrigado a claudicar mas a morte desta arte, como se conheceu ao longo de mais de um século, era inevitável. “A informática deu cabo da fotografia”, enfatiza com a voz embargada pela dor de quem se sente empurrado para a desistência.
Como se em solidariedade com este reputado fotógrafo, a Rua Martins de Carvalho parece nublada, sem alento e sem brilho, e cada vez mais abandonada. A Baixa, neste cai este agora, cai outro amanhã, vai ficando cada vez mais empobrecida. Quanto aos fotógrafos nesta zona tradicional de antanho já se contam por menos dos dedos de uma mão. Para eles, que corajosamente continuam a resistir, e para o senhor Rui de Almeida uma enorme salva de palmas.

Sem comentários: