segunda-feira, 23 de março de 2015

A FORÇA SÉNIOR COMO MOTOR TURÍSTICO



Na semana passada, quinta e sexta-feira, quatro dezenas de séniores, entre os sessenta e os oitenta anos, alunos da Universidade Sénior de Évora, estiveram na cidade a convite da Aposenior, Universidade da Terceira idade, de Coimbra, e no âmbito do Roteiro Monástico. Salienta-se que estas duas instituições fazem parte da RUTIS, Rede de Universidades Séniores, com 254 entidades e com um universo de 36 mil associados estudantes.
Diogo Teixeira dias, anfitrião em representação da Aposenior, foi o cicerone que, para além de levar os turistas aos vários estabelecimentos comerciais associados do Roteiro Monástico, mostrou aos visitantes toda a monumentalidade e recantos pitorescos da urbe mondeguina. Enfatiza Diogo, “com este projecto tentamos captar o turismo sénior para a cidade e contribuir para a sua economia. Vão permanecer dois dias por cá. É uma promoção para tentar fixar os turistas em Coimbra. Levamo-los a vários pontos importantes e, naturalmente, com vários passeios pela Baixa comercial, entrando nas lojas associadas e usufruindo de descontos, e mostramos o seu bulício e a sua vivência quotidiana.”
Com um suculento almoço servido no Restaurante O Cantinho dos Reis, os convivas mostravam satisfação. Joana Benjamim, de 79 anos de idade, vinda de Évora, estava contente pela viagem a Coimbra. “Estes passeios são muito importantes para os mais idosos como eu. Faz-me sair da rotina do dia-a-a-dia. Na cidade do Templo de Diana frequento aulas de informática. O saber não ocupa lugar, nem tem idade”, conclui. Ao lado, Rui Gusmão, técnico superior no Ministério da Educação já aposentado, e Filomena Coelho, professora reformada de matemática, marido e mulher, vindos de Viana do Alentejo, estão muito satisfeitos com a vinda à cidade dos estudantes. “Esta visita é muito importante e o roteiro está muito bem organizado. Embora já cá tivéssemos vindo e algumas vezes visitássemos as partes mais importantes, desta vez ficámos com uma visão mais pormenorizada e a conhecer melhor a sua história. É uma boa iniciativa e, pela forma como nos recebeu, estamos muito agradecidos à Aposenior. Por ano fazemos duas ou três viagens temáticas como esta.”

AS MULHERES EM MAIORIA

Nas quatro dezenas de turistas, dois terços eram mulheres. Como é que se explica? Que os homens morrem mais cedo e, portanto, são menos já sabemos, mas será esta a explicação? Responde Maria de Jesus Florindo, a jovem e bonita presidente da Universidade Sénior de Évora: “As mulheres são mais participativas. Temos cerca de 240 alunos e oitenta por cento são mulheres. Desde 2006 que cooperamos com programas europeus de intercâmbio entre vários países. Uma das vantagens é a mobilidade. Os nossos alunos pagam 22 euros por mês e podem inscrever-se em três disciplinas. Os passeios são à parte. Estamos a comemorar o nosso décimo aniversário dentro de pouco tempo.”
Ainda acerca das mulheres estarem a bater os homens aos pontos, refere Antonieta Guerreiro, “Dou apoio voluntário aos doentes oncológicos no Hospital de Évora e, no grupo, somos 40 mulheres e um homem. Nós temos uma maior sensibilidade para as causas sociais”, rematou.
José Tacão, outro excursionista, meteu-se na conversa e atirou: “dou aulas de Shikung –ginástica e terapia- na Universidade Sénior de Évora. 99 por cento dos meus alunos são mulheres.”
Estão de parabéns a Universidade Sénior de Évora e a Aposenior de Coimbra. Pelos seus esforços, no desempenho social em prol dos mais velhos, Coimbra deve estar agradecida. Lembro que estão a decorrer as inscrições para aulas de teatro, informática e sessões para “treino da memória” na Aposenior, no Convento de Santa Clara-a-Nova.

Sem comentários: