sexta-feira, 19 de junho de 2009

DESPEDIDAS DO "BURRIQUEIRO", COM UM GRANDE ABRAÇO A TODOS




Este será o último “post” que coloco no “Burriqueiro”. Durante cerca de um ano, a convite do André Melo, quase em sintonia com o meu blogue “Questões Nacionais” eu escrevi aqui sobre temas diversos.
Quem leu este blogue ao longo deste tempo, certamente, viu que sou um pássaro esvoaçante que voo para qualquer lado, assim me dê na veneta. O único príncipio que me rege é o da responsabilidade. Tudo o que escrever deve ser com conhecimento profundo de causa. Sempre, quase sempre, antes de escrever vou ouvir as partes interessadas para que possa haver contraditório. Não sou jornalista, mas posso garantir que quase diria “usar” o mesmo Código Deontológico. Até porque, como se deve calcular, preciso de garantir não ser demandado judicialmente por difamação.
Agora na questão de convicções, quer sejam religiosas, políticas, futebolísticas, sociais, sexuais, posso garantir que sou mesmo uma alma perdida. Não me sinto preso a nenhuma. Dá-me gozo afrontar pensamentos únicos, conceitos apriorísticos, a tal norma a que chamam de “politicamente correcto”. Ninguém conte comigo para fazer frete a escrever. Tenho para mim que todos temos um talento consignado pela natureza (ou Deus, para quem acreditar), e, como tal, devemos usá-lo para o bem comum, nunca em sentido do próprio. E quando digo isto, quero dizer que, quem escreve, como messias, deve ter uma visão muito além do comum dos mortais. O que se escrever deve ser sempre no sentido da afronta (sem ofender) para que, no fim do texto, o leitor possa ficar a pensar. Pode até ser uma tese impossível, mas, se for bem argumentada, defendida, para que, quem lê, nem que seja por um minuto, pense: “este maluco, que não conheço, se calhar, até pode ter razão”.
São as teses contrárias ao nosso pensamento comum que nos transportam para um mundo diferente. Pode até chocar-nos, mas, depois do baque inicial, fica o tal valor residual que ou nos irrita mais, ou, pelo contrário, nos deixa de sorriso nos lábios.
Como disse, durante cerca de um ano, escrevi aqui no blogue “burriqueiro”, do Luso, que é a minha terra. Este é o último “post”. Queria agradecer àqueles que diariamente tiveram a pachorra de me lerem. Queria pedir desculpa “às famílias” que se sentiram ofendidas, sobretudo por este último o “E Deus Malhou-a Tanto, Tanto..”.
Saio sem ressentimentos. Aliás, como qualquer contrato, este era sempre de âmbito temporário.
Nunca me peçam para ser diferente. Escrevo o que me apetece, e conforme me dá na telha.
Tenho a certeza que alguns gostaram –nestas coisas, como em tudo, há sempre alguém que resiste-, e, para esses, convido-os a visitarem-me no meu blogue www.questoesnacionais.blogspot.com. Aqui, neste meu blogue serão sempre muito bem recebidos. Aliás, estou a pensar, se calhar, vou convidar uma moça que retenho na memória, apenas vestida com uma pequena tanga, para vos receber. Mas de uma maneira informal. Nada de cerimónias, entram e estejam à vontade, como se estivessem na vossa própria casa.
Um grande abraço e até um dia destes. Tenho a certeza que, de vez em quando, nos iremos encontrar na “Flor do Luso”.
LUIS FERNANDES

1 comentário:

Unknown disse...

"A censura é o imposto da inveja sobre o mérito"
(Laurence Sterne)