segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

INDEPENDENTES CONCORREM À CÂMARA



 Segundo o amplamente noticiado nos últimos dias nos jornais locais, com a sigla “Cidadãos por Coimbra”, vai avançar uma candidatura independente concorrente à Câmara de Coimbra nas próximas eleições autárquicas, em Outubro.
Acompanhado de um manifesto político, está a ser enviado um texto assinado a um largo espectro de conimbricenses. É subscrito por Ana Pires, geógrafa, José Dias, técnico de turismo, Miguel Cardina, historiador, e Olinda Lousã, bancária. Dividido em sete pontos, o documento enuncia “Coimbra é a nossa causa”; “Uma Coimbra das cidadãs e cidadãos”; “Uma Coimbra heterogénea e plural”; “Uma Coimbra culta e inteligente”; “Uma Coimbra Justa e amiga”; “Uma Coimbra séria, um município transparente”; “Uma Coimbra equilibrada e sustentável”; “Uma Coimbra com memória e ousadia”. Para além disso, o testemunho convida todos a apoiar enviando a sua inscrição para o endereço electrónico cidadaos.coimbra@gmail.com e a participar nesta sexta-feira, dia 22, pelas 21h30, na Galeria Bar de Santa Clara, onde serão explanados os motivos desta pretensão à edilidade, e ainda solicita a comparência na apresentação pública, no dia 4 de Março, segunda-feira, pelas 19h00, no Café Santa Cruz.
Este movimento, apoiado na sua génese por vários professores universitários, reconhecidamente envolvidos na cultura da cidade, bancários, funcionários de seguros, empresários e outros que não se revêem nas já anunciadas candidaturas, são oriundos de partidos de esquerda, desde o Bloco ao Partido Socialista, e da direita, até ao Partido Social Democrata e contando com alguns liberais sem vinculação partidária definida. Ao que julgo saber, a apresentação desta moção ser feita no coração da Baixa não é totalmente inocente. Pretende-se a adesão maciça de comerciantes desta zona que, para além de não se identificarem com os candidatos propostos que na última década concorreram para o estado lastimoso desta parte da cidade, se sentem abandonados e procuram uma outra alternativa para os seus anseios.

1 comentário:

Anónimo disse...

Independentes? De candidatura independente tem muito pouco pelos nomes que já são conhecidos.
Mais parece uma candidatura fora do circulo dos partidos composta por pessoas ligadas a partidos que já deixaram de ter assento nos mesmos e também ajudaram a contribuir para o actual estado de Coimbra e Portugal.