terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DESABAFO DE COMERCIANTE

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)


 "Bom dia, senhor Luís. Como você sabe encerrei a loja. Não dava. Estive lá cerca de quatro anos. Você lembra-se?! Até escreveu no blogue a abertura da loja! Comecei a pagar 1500 euros. Depois, arrendei outra por metade, ali, você conhece. Peguei no recibo da renda deste novo estabelecimento, fui mostrá-lo ao proprietário e disse-lhe: olhe para esta renda que estou a pagar numa rua melhor do que a do seu prédio. É metade, já viu? Respondeu o senhorio: “olhe lá, o senhor está a ofender-me, percebe? Acha que vou baixar para metade? Nem pense!”
Passados uns meses, ameacei entregar-lhe a loja, e depois de muita discussão, baixou a renda para 1000 euros. Agora entreguei-lha. Nem que ela me reduzisse para 500 euros a queria. Esta gente, que se trata de ex-comerciantes, sabe muito bem como estão as coisas, mas mesmo assim querem esmifrar-nos até ao tutano. Diga-me, não deveriam ter outra responsabilidade social perante os mais fracos? Perante a cidade? Pode crer, hão-de querer arrendá-las por meia dúzia de patacos e ninguém lhes dá nada por elas!”

Sem comentários: