quinta-feira, 22 de setembro de 2011

UM PÉRIPLO NO CENTRO HISTÓRICO



Gabinete para o Centro Histórico participa nas Jornadas Europeias do Património 2011

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de Setembro decorrerão mais umas Jornadas Europeias do Património. Estas Jornadas têm como principal objetivo sensibilizar a população para a importância da proteção e valorização do Património, através da realização de algumas atividades que decorrem a nível nacional e internacional.
Este ano o tema central, lançado pelo IGESPAR, é Património e Paisagem Urbana, pretendendo com este tema alertar para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos.
O património e a paisagem urbana são duas dimensões indissociáveis, uma vez que nela podemos encontrar todos os nossos vestígios sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitetónicos e arqueológicos. Pelo que o paisagem urbana assume-se assim como um documento histórico vivo, onde ocorrem todas as ações que refletem o desenvolvimento da sociedade, e que contribuem decisivamente, para a diferenciação de identidades. As cidades, vilas e aglomerados urbanos são recursos únicos que têm de ser protegidos e valorizados, apesar dos problemas que lhes são inerentes por serem organismos em constante transformação, como a desertificação dos centros históricos e tradicionais e a tendência para a sua descaracterização.
O Gabinete para o Centro Histórico associou-se, mais uma vez, a esta iniciativa através da realização de várias atividades, que decorrerão a partir do dia 23 de setembro a partir das 10h00.
Reconstrução do Mosteiro de Santa Cruz
Visita ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e antigas dependências, sendo que nesta atividade pretende-se dar a conhecer um pouco da história deste importante Mosteiro, assim como permitir percecionar fisicamente o complexo arquitetónico do antigo Mosteiro de Santa Cruz através da realização de um périplo pelas diferentes partes, e nas quais  será fornecida uma pista para depois se realizar um desafio final que decorrerá no Jardim da Sereia.
Público-alvo: alunos do 1º e 2º ciclo
Inscrições: Contactar a Drª Susana Temudo ou a Drª Luísa Silva ou pelo telefone 239 820 327
Périplo pela rua da Sofia e seus Colégios
Atividade subordinada ao tema dos antigos colégios de Coimbra, fundação e enquadramento histórico.
Périplo pela Rua da Sofia, durante o qual se procederá à redescoberta e visita aos colégios.
Público-alvo: Público em geral
Inscrições: Contactar a Drª Susana Temudo ou pelo telefone 239 820 


Sem comentários: