quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UMA RUA COM BURACOS NA CALÇADA



 Ontem, cerca das 11h30, um homem com cerca de 70 anos, alegadamente, por ter tropeçado num buraco da calçada em frente antiga sapataria “Os Carlos” e agora “Bull's”, feriu-se com alguma gravidade.
Segundo a Liliana, funcionária da referida sapataria, “ o idoso ficou com as mãos cheias de sangue. Ficou branco como a cal da parede. O meu receio é que lhe desse ali mesmo qualquer coisa. Ainda quis chamar a ambulância ou os seus familiares, mas o senhor declinou. Certamente para não criar alarme lá em casa, não sei, penso eu!”
Quando interrogo a Liliana acerca de saber se já lá caíram mais pessoas, diz-me que sim. “Já muitas, porque o buraco, que nem é muito grande mas já está assim há cerca de um mês”, enfatiza.
Saliento que esta Rua das Padeiras, ao longo dos seus cerca de duzentos metros, tem várias covas no empedrado.
Já por várias vezes fiz comunicações à Câmara Municipal sobre assuntos deste género e, quase sempre, a resposta foi rápida. Ultimamente, sobretudo a partir de Agosto –talvez por falta de pessoal- as soluções têm tardado mais.

ASPIRAR TUDO, ATÉ O QUE NÃO SE DEVE


 Enquanto a Liliana falava comigo sobre a queda do idoso, no Café Pruri, na mesma Rua das Padeiras, o senhor Jorge, o proprietário deste simpático espaço, lançou à discussão uma teoria que faz todo o sentido. “Andarem por aqui pela Baixa com um super-aspirador é completamente ilógico. Se você reparar bem a maioria da calçada nesta e noutras ruas tem as pedras com grandes espaços entre si. O que acontece é que o aspirador suga as areias soltas e as pedrinhas ficam muito mais desamparadas. Mas isto é evidente. Só não vê quem não quiser. Deveriam arrumar o aspirador e o funcionário que o conduz, em troca, deveria passar a trazer aquele carro de duas rodas, que se usava antigamente para o lixo, e uma vassourinha.”
A verdade é que fiquei surpreendido com esta hipótese. De facto o desamparo da calçada em muitas ruas estreitas é mesmo uma evidência.

(ESTE TEXTO FOI ENVIADO À CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA)



Sem comentários: