terça-feira, 27 de julho de 2010

UMA IMAGEM ACTUAL E OUTRA COM SETE DÉCADAS...



 Esta imagem, a preto e branco, de 1936, mostra uma praia fluvial ao lado da ponte de ferro -há época. A nova ponte de Santa Clara, e que viria a substituir a antiga, foi inaugurada em 30 de Outubro de 1954.
Olhando bem para o extenso lençol de água que jaz inerte em frente à Estação Nova, não faria sentido construir hoje uma praia fluvial? Creio que é uma riqueza subaproveitada que está mesmo à frente dos nossos olhos...

3 comentários:

Anónimo disse...

Como quase sempre tem razão Luís.Mas,deixe-me dizer-lhe que com o assoreamento actual,vamos ter uma praia não tarda nada.OU a montante ou a jusante da Ponte de Santa-Clara iremos ver a areia,já faltou menos.Há anos que não vejo uma draga no rio Mondego.O Basófias dentro de algum tempo não vai conseguir navegar e de proporcionar imagens e vistas deslumbrantes da cidade.Como o «nosso» Olho de Lince já nos mostrou,nalgumas fotos publicadas no Questões Nacionais recentemente.
Marco

P.S.-O Olho de Lince que vá tirando fotos de tudo e mais alguma coisa,antes de tal ser impossivel de voltar a fazer ou ver.

Maria Ribeiro disse...

LUÍS: mesmo "na MOUCHE"!
COIMBRA "tem mais encanto ,na hora da despedida..."(DISCORDO, aliás)mas...terá um PRESIDENTE DE CÂMARA?ou um funcionário público ,"sem malas nem bagagens" ,que recebe o seu chorudo ordenado ,ao fim do mês?
BEM, mas quem fala deste, fala do anterior do anterior do anterior....E POVo? Coimbra tem?

Jorge Neves disse...

Sem duvida amigo Luis, era o meu grande desejo para Coimbra, voltar a ter uma Praia Fluvial.Se fosse candidato à Presidencia da autarquia, fosse por que partido fosse, a construção de uma praia fluvial na zona do choupalinho era uma das minhas bandeiras.