sexta-feira, 9 de julho de 2010

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)





Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "BOM DIA PESSOAL...": 

Bom texto Luís. Estou de acordo consigo e conseguiu resumir as principais características de crentes e não crentes. Revejo-me no texto, e por vezes dou por mim a pensar como gostaria de ser um crente. Será que isso me ia ajudar a ultrapassar e a encarar certos problemas? Mas a crença não é uma questão de opção, ou se acredita ou não. Quando refere que nós (não crentes) temos um sentimento de superioridade intelectual, está a generalizar é claro. É verdade, e eu, pessoalmente, não gosto da forma como alguns se manifestam e querem impor as suas ideias. Chegam mesmo a ofender aqueles que acreditam em Deus, Alá ou seja o que for. Resumindo, este é um tema que tem pano para mangas, mas reforço gostei bastante do texto.

Marco

P.S.: A religião é um assunto que me interessa, por isso tenho pesquisado um pouco. Preocupa-me muito o aproveitamento que algumas seitas estão a fazer da fé das pessoas. Nos EUA é assustador a pressão sobre os crentes (rádios e televisões), no Brasil o mesmo, e por cá a acalmia é aparente, eles andam aí. A situação económica e social actual é propicia ao crescimento destas «igrejas». 

3 comentários:

Jorge Neves disse...

Não sou diferente das outras pessoas, acredito em algo superior à humanidade, em algo que nos momentos menos bons, vamos buscar forças para o dia a dia.Detesto fanatismos seja de que genero forem, mas tambem não admito insultos a quem demonstra a sua fé.
Só um reparo, ontem na Procissão da penitência,vi muita boa gente descalça, com velas e terços, mas fé nenhuma, iam numa constante risota e conversa aos telemoveis.A mim pouco ou nada incomudou, mas no minimo deviam respeitar o proximo.

Anónimo disse...

Concordo com o Jorge no aspecto de todos tolerar-mos e respeitar-mos as crenças de cada um.Já vi que que o Jorge é um crente,pois como diz «acredito em algo».É exactamente isto que me faz pensar e questionar a fé em entidades superiores.Repare que eu não digo que não existe.Apenas me causa confusão acreditar em algo sobrenatural,algo que não vejo,não sinto,não cheiro,não toco.Talvez o problema seja meu,não sei.Mas como já disse anteriormente,gostava de ter essa sensação,de conseguir acreditar piamente numa entidade ou ser superior.Tudo isto me faz pensar na vida,na morte e na existência ou não da eternidade.Por outro lado,também não tem muita lógica andarmos aqui 80 ou 90 anos a sobreviver e de repente acaba tudo.Acho que vou morrer com estas dúvidas,e então esclarecer tudo isto.
Tolerância acima de tudo.
Marco

Jorge Neves disse...

Bom dia Marco, tolerancia sempre em tudo na vida. Acredito em algo, não quer dizer que seja sobrenatural, muitas vezes vou buscar tranquilidade e esperança nos meus amigos, filhas, até mesmo com o meu cão ou a ouvir o cantar dos passaros.Algumas vezes a meditar em algo, que tambem não sei o que é, mas como o Marco, tambem gostava de descobrir.
Abraço