segunda-feira, 31 de maio de 2010

A COLUNA DO MARCO...

(Imagem da Web)




O PROBLEMA DOS “ISMOS”

 Já  há algum tempo que queria abordar este asunto. Esta semana assisti a dois documentários no Canal História, um sobre as atrocidades cometidas pelos regimes comunistas no século XX (todos, sem excepção) e outro sobre Kim Il-Sung -todo-poderoso da Coreia do Norte-, que me fez reavivar essa vontade.
 Para a reforçar ouvi na TSF uma alarvidade do tipo: «no mundial de futebol a seguir a Portugal apoio a Coreia do Norte, prefiro-os ao Brasil!», frase proferida por Jerónimo de Sousa. Isto a juntar a uma mais antiga em que afirmava que o referido país era uma democracia! Mas isto anda tudo doido? A Coreia do Norte é um dos regimes mais tiranos da actualidade. Não respeitam os direitos humanos e não existe separação de poderes, executivo, legislativo e judicial. Todas estas forças são concentradas no senhor Kim, para além da completa ausência de sufrágio popular. Ou seja, não tem uma característica democrática. Penso mesmo que estes países deveriam ser banidos deste tipo de competições.
     Efectuei uma pesquisa na Internet e a quantidade de informação acerca das ideologias comunistas e suas variantes (Marxismo, Leninismo, Castrismo, Maoismo, Trokstismo, etc.) é imensa. Aliás, estas variantes são formas diferentes de dizer a mesma coisa. As nuances comuns a todas as formas de comunismo (ou socialismo de estado, como eles gostam de dizer) são: o presidencialismo, a repressão, colectivização forçada, deportações em massa, perseguição e desaparecimento de opositores políticos -mesmo aqueles que pertencem à mesma cor política- partido único e/ou culto da personalidade, etc. Não existe no «campo marxista» um único regime democrático ou pluralista, nem um sistema que não se visse necessitado do totalitarismo, do partido único e da perseguição política.
Em relação à perseguição política, é usual a implantação do terror através de polícias secretas e campos de trabalho forçados, de modo a calar dissidentes e evitar a exposição pública. Esta perseguição estende-se a familiares e amigos daqueles que ousam pensar de maneira diferente. Pretende-se doutrinar mentalidades através da força. A eliminação da oposição é, em ultimo recurso, o extermínio total físico, literalmente. Está documentado que no século XX o comunismo fez mais vitimas do que a 2ª Guerra Mundial. Nos países do bloco de leste essa carnificina chegou a cerca de 30% da população.
     Desisti, então de efectuar um «resumo» das ideologias comunistas. Nas formas de implantação e nos crimes e atrocidades cometidas em seu nome. O espaço necessário para a enumeração dos mesmos seria enorme.
     O que me surpreende é o facto de existirem pessoas com responsabilidades sociais e políticas que continuam a fazer a apologia do comunismo e suas variantes. Verifica-se que todos os regimes comunistas actuais, para atingirem o poder, cometeram crimes. Alguns mesmo crimes contra a humanidade. Nenhum deles procura o melhor para o povo, através do sufrágio popular, essencial numa verdadeira democracia. Após atingirem o poder, a principal forma de se manterem é limitar a liberdade de expressão, manietando rádios, televisões e imprensa escrita (veja-se o caso da Venezuela, recentemente).
Na China até o acesso à Internet é limitado e controlado. Em último recurso a eliminação física de opositores políticos é a norma.
     Poderia continuar com exemplos completamente actuais, ocorridos na China, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, etc. Continuam a matar inocentes e a manter as suas oligarquias, sim são oligarquias, veja-se na Coreia o poder passa do Kim-pai para Kim-filho; em cuba de Fidel para Raul Castro; nos outros continuam os secretários gerais do partido único. Ou seja, o poder é de família ou de facção partidária.
     Em conclusão, já que os cidadãos destes países não podem dizer o que pensam, porque não têm a liberdade para o fazer, ao menos nós portugueses, democratas, poderemos proclamá-lo e espalhar a mensagem. Bem, nem todos como já vimos em cima. O senhor Jerónimo de Sousa e seus acólitos continuam a afirmar que Fidel, Kim e Chávez são democratas.
Abraço.
Marco



2 comentários:

Anónimo disse...

"Continuam a matar inocentes e a manter as suas oligarquias, sim são oligarquias,..."

Estes não necessitam de oligarquias, têm o apoio da USA

http://www.publico.pt/Mundo/pelo-menos-19-mortos-em-ataque-israelita-a-barcos-que-levavam-ajuda-a-gaza_1439792

P.S. - venha o 1º que não peque quando tem o poder na mão. Veja-se o que temos tido entre portas pós 25 Abril

Anónimo disse...

Sr.Anónimo,claro que temos de condenar esta acção do estado de Israel,apesar de esta questão do médio oriente ser muito especifíca(note-se que foi em águas territoriais israelitas e existe um aviso de proibição de navegação).Como temos de condenar igualmente a enorme quantidade de terroristas como os do hamas,que usam a população palestiniana como arma e escudo,literalmente.Tudo isto em nome do fanatismo religioso.Chegam a utilizar crianças como armas-bombas,pode-se ver no you tube.
Acerca do abuso de poder,concordo consigo,mas com uma enorme diferença:nós desde o 25 abril temos a possibilidade de castigar os governos,através de uma grande conquista que é o sufrágio popular,podemos votar ao invés de todos os regimes comunistas,marxistas,maoistas,castristas,etc.
Abraço,Marco