sábado, 29 de maio de 2010

MAIAS DOCES NA FREGUESIA


(Fotos e texto: "Olho de Lince")


 Durante a manhã, a Rua Ferreira Borges, junto às portas de Almedina, esteve bastante bem movimentada de pessoas. Eram as “Maias Doces e Cantares”, uma alegoria que já tem história na Baixa. Foi uma organização da Junta de Freguesia de São Bartolomeu e do Inatel –Coimbra. Teve o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.
Segundo o Turismo de Coimbra, “As Maias é uma tradição popular que se perde no tempo e agora são recriadas pela Fundação Inatel pela Junta de São Bartolomeu, exaltam a vida e o amor, simbolicamente representados pela Primavera e pelas flores”.
Ainda citando o Turismo de Coimbra, “a 14º reconstituição “Maias Doces e Cantares” (é) uma iniciativa etnográfica que junta 8 grupos folclóricos da região de Coimbra”.
 Pareceu-me muito aquém do sucesso dos anteriores anos. Penso que, com tantos grupos folclóricos existentes na periferia da cidade, muito mais poderia ter sido apresentado. Além disso não faz sentido acabar às 14 horas. Neste tipo de eventos populares, caberão perfeitamente os jogos tradicionais populares –hoje em desaparecimento- e actividades artífices de antanho.
No último Domingo estive em Oliveira de Azeméis e, “in loco”, pude constatar o elevado sucesso de uma feira tradicional muito parecida com esta. Foi realizada, durante o Sábado e Domingo, pela autarquia oliveirense e contou com dezenas de ranchos típicos.
Eram milhares de pessoas a circular nas várias ruas daquela localidade.
 No próximo ano, quanto a mim, estas “Maias” deveriam ser repensadas para se alargar a outros âmbitos populares e poderem ocupar muito mais do que apenas as duas ruas da calçada e a Praça 8 de Maio. A bem da cidade, pelo superior interesse do Centro Histórico, é preciso alargar a outras artérias como, por exemplo, a Rua da Sofia, a Avenida Fernão de Magalhães e a terminar no Largo da Portagem. Ao mesmo tempo toda as ruas estreitas, com largos e pracetas, deveriam ser atravessadas com barraquinhas de comes-e-bebes. E mais ainda: este evento deveria ser realizado durante dois dias: sábado e domingo. Tal-qualmente como a alegoria de Oliveira de Azeméis, que foi um espectáculo a copiar por outras cidades. Às vezes, sem cair na megalomania, é mesmo preciso ver o que se faz longe da nossa porta e, já agora, pensar grande.
Tal como no tempo do anterior vereador da Cultura, Mário Nunes, continua-se na mesma. Ou seja, cada um, para apresentar festa, faz o que pode, sem ser o que deve. Isto é: é urgente reunir sinergias para, todos juntos, mostrar um bom espectáculo de rua. Se calhar, temos de ir ver o que se passa em Aveiro, Penela, Óbidos, Oliveira de Azeméis…não será melhor? Não sei…digo eu!

5 comentários:

Jorge Neves disse...

Por acaso faz parte das minhas ideias para a baixa os jogos tradicionais. Amigo Luis, no evento de hoje só vi o executivo da Junta de Freguesia, dois elementos do Inatel a vender uns livros e eu é claro como independente da Assembleia de Freguesia,desde as 8 da manhã ate por volta das 15 horas, nem vi representante da CMC,da ACIC,APB.
Melhor, apareceu perto das 14.30, o Presidente da APB, a dizer que tinha lido num Blog que o evento acabou cedo, ate concordo,e que tinha sido um fracasso por falta de adesão, posso afirmar que teve imensa gente aderir, aoi ponto de quase todas as tendinhas esgotarem os doçes tradicionais.

Anónimo disse...

De facto Luis, é dificil agradar a todos.
Posso afirmar que correu muito bem.
Mas também lhe quero dizer, que uma comerciante estava a ficar aborrecida porque tinha um arranjo floral á esquiona da sua montra, o que em minha opinião até embelezava. Pois não Sr. arranjou forma de o grupo retirar o tão bonito arranjo.
Afinal em vez de colaborarem, só atrapalham quem muito pretende fazer por esta BAIXA.
O meu amigo, sugere dois dias. Pois bem, seria óptimo se todos participassem no evento.
Já agora, na hora dos grupos cantarem, apareceu um passeio de bicicletas o qual originou interrupção do evento. Quer mais?
O sR. Presidente da A.P.B.C.segundo o comentário de Jorge Neves, afirmou algo que sinceramente não lhe fica bem a ser verdade.
Desafio a APBC, a executar mais eventos na Baixa da nossa Cidade, o que aliás lhes compete.A ser verdade a suas afirmações, damos de barato, e saber por um Blog, é de espantar, porque o Diário de Coimbra informava. Neste li.
O importante foi realizar os "MAIAS, DOCES E CANTARES", trazer vida á Baixa, ter a participação de Turistas, Conimbricenses o resto são TRETAS.
Para o Ano haverá mais se Deus quizer.

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo este e outros eventos podiam e deviam descer ás ruas mais estreitas da baixa,ou será que a baixa (ruas estreitas )é o parente pobre!estão com medo de que não tenha visibelidade? não estamos todos a trabalhar para um bem comum.
Exp.concentração loja cidadão,desfile c/tocata pelas ruas da cidade,etc
abraço

Jorge Neves disse...

Reafirmo que disse e até mais, que cada um a lutar por sim vai é desistir, eu não estava sozinho quem acompanhei o dia todo( durante o evento) tambem ouviu concerteza.

Jorge Neves disse...

TOCATA PALAS RUAS DA BAIXINHA

Aproveitando as tunas academicas, que o farão de forma gratuita.