sábado, 18 de outubro de 2008

OS NOVOS BÁRBAROS





Quem passa pela Baixa da cidade de Coimbra, certamente, já se apercebeu destes dois “artistas”. Coloco a palavra entre comas porque, em boa verdade, não sei mesmo se o serão. Que assim se classificam, isso não tenho dúvidas, estive a falar com eles.
Entre o sim e o não, inclino-me para o sim. Serão realmente artistas. Claro que tenho de fundamentar a minha classificação, e fá-lo-ei. Se considerarmos “arte” todo o movimento de algo que desperta e apela aos nossos sentidos, não tenho dúvida nenhuma de que estes dois homens, pela sua originalidade peculiar, na sua apresentação e representação, serão arte no seu maior impressionismo humano. Pode-se argumentar que a sua degradação, enquanto pessoas, atenta contra o valor arte. Mas, pensemos, a arte pode representar a degradação humana, e, de repente, lembrei-me da Guernica, de Pablo Picasso, em que, não tendo nada de belo, esta pintura universal, representa o esgoto e a atrocidade humana na Guerra Civil de Espanha, cometida por Francisco Franco, de 1936 até 1939.
Sem me armar em filósofo, a arte pode ser tudo aquilo que nos faça pensar. Que nos transporte, através de uma viagem contemplativa, momentânea e supersónica, de um estado actual para um momento do passado ou para um futuro que se adivinha vir a viver. Como se fosse um transe hipnótico, na observação, perdemos a noção de tempo e de espaço.
E estes dois homens podem ser tudo isso. O início de uma viagem intergaláctica, em que neles se antevê o princípio e o fim da linha.
Uma questão que se poderá colocar é a sua vivência nas cidades representam uma mais-valia ou o contrário? Sinceramente, não sei. Posso tentar avaliar por dois prismas diferentes. Por um lado, estas pessoas, pela sua singularidade, são uma quebra de rotina no quotidiano. Se não fosse a sua imagem diferente –e não faço juízos de valor nesta acentuada diferença-, as cidades, a meu ver, seriam uma amálgama de iguais, em que poucos, de facto, marcariam a diferença.
Por outro lado, economicamente, para as urbes, nada representam. Vivem do esmolar e da dependência, umas vezes de álcool, outras de drogas.
Serão pessoas desapegadas da sorte, normalmente por sua cabeça, que nunca teve princípios de construção de uma vida melhor. Provavelmente o seu lema é o carpe diem, como quem diz, gozar o dia sem a preocupação do dia de amanhã.
Podem também ser Epicuristas. Epicuro foi um filósofo grego do período helenístico, que consistia em procurar a alegria, numa vida sem sobressaltos, caracterizada pela aponia, a ausência de dor e medo, e vivendo cercado de amigos. A dor e o prazer eram a melhor maneira de medir o que era bom ou mau. A morte era o fim da linha. O fim do corpo e da alma. E, assim sendo, não se deveria temer os deuses. Epicuro foi considerado o precursor do pensamento anarquista.
Uma coisa é certa, estes homens, umas vezes pacíficos, outras vezes nem tanto, talvez apátridas de emoção, invasores das cidades, que, à luz dos parâmetros que entendemos por normalidade, podem ser considerados novos loucos, serão, quanto muito, uns novos bárbaros conquistadores de coisa nenhuma.

Sem comentários: