quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O VENDEDOR DE CASTANHAS



Quem passa na Praça 8 de Maio, junto à Igreja de Santa Cruz, facilmente se apercebe, através da inalação do cheiro, dos vários vendedores e vendedeiras de castanhas. No dia em que tirei esta foto eram, pelo menos, três pessoas a vender.
Felizmente que estes vendedores ainda vão resistindo. Mas, atentando nas suas idades, tudo indica que é por pouco tempo que, ao vivo, podemos regozijar-nos com o seu desempenho laboral.
O São Martinho está à porta (comemora-se a 11 de Novembro). Os vinhos trasfegados para pipas e tonéis estão prontos para prova. E, neste acto simbólico de tradição, nada melhor do que umas castanhas a acompanhar. E se o vinho não agradar podem ser acompanhadas com água-pé –para quem não souber o que é, explico que é uma bebida de baixo teor alcoólico, extraída do “ingaço” (bagaço).
Depois de se retirar o vinho dos cachos de uvas, entretanto pisadas, a seguir acrescenta-se água e sai então a água-pé, uma espécie de vinho palheto, fraco de teor etílico, mas fortemente apalado.

Sem comentários: