quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A INSENSIBILIDADE PACÓVIA





Cerca das 11,30, passei junto à Igreja de Santa Cruz, subi a rampa de acesso à Rua Visconde da Luz, e, em frente ao Banco Espírito Santo, reparei que a Polícia Municipal (PM) estava a importunar a Patrícia, a excelente instrumentista de concertina que a Baixa, e quem passa, a custo zero, tem o privilégio de poder ver e ouvir ao vivo.
O que me indigna, é verdade, indigna mesmo, é a forma como a PM a estava a “enxotar”. Pela forma (e substância) deu para perceber que a estavam a tratar como se ela fosse uma qualquer indigente. Lembro que a “Edith Piaf da Calçada” –foi assim que a “baptizei” pelas extremas semelhanças com a cantora francesa- paga 35 euros mensais para poder mostrar o seu extraordinário talento de autodidacta de executante de concertina.
Se, quanto a mim, a autarquia –que no limite até lhe deveria pagar- abusando do seu direito, já explora em demasia esta e outros músicos na cidade, por outro lado, constata-se que não é pessoa (jurídica) de boa fé. Ou seja, ao receber uma taxa mensal, abusiva de 35 euros, está a contratualizar um serviço. No mínimo o que se espera é que, entre as partes, cumpra a sua. Acontece, pelo que eu vi, que ao mandar a PM “enxotar” esta música instrumentista, está a entrar pelo incumprimento contratual. E não é caso único, ainda há dias outro músico, o Luís Cortês, lamentava, no Diário de Coimbra, a forma como era tratado pela PM nas ruas da Baixa.
Volto a reiterar o meu protesto: será que esta gente insensível que, localmente, nos governa (mal) da Praça 8 de Maio não verá que estas pessoas, sobretudo músicos, são uma alegria para estas ruas sombrias e de gente triste? O que quererão eles? Será que querem transeuntes sombrios, cabisbaixos, anorécticos ensimesmados, que mostrem bem a cruz aos ombros?
Tristeza saloia! Desculpem lá, ó saloios da região de Mafra, não é convosco. Esta tristeza tem a ver com gente suburbana, que se consideram urbanos, no trato e na cidadania, e que são simplesmente campónios de uma rusticidade atroz.

2 comentários:

Lapa disse...

Este blogue é mesmo bom.

LUIS FERNANDES disse...

Muito obrigado pelo seu curto mas sumarento comentário.
Obrigado mesmo. Fico vaidoso.