terça-feira, 19 de março de 2013

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...





Gaivota em terra deixou um novo comentário na sua mensagem "A DIFERENÇA ENTRE ESCOLA PRIMÁRIA E BÁSICA":


 Ao tempo que não passava por aqui. Ao tempo que eu própria não escrevo nada!! Hoje, porém, não sei porquê, decidi parar um pouco e revisitar o que eu escrevi sobre as saudades de minha Mãe e depois, vim parar aqui. Não há coincidências?! Este seu post levou-me até à minha infância, à minha escola primária. Não básica! Tão importante que foi na minha formação! E à minha professora D. Lucinda Jordão. E aos dias felizes (mesmo que com algumas reguadas :)))... e à minha Mãe! Tive o prazer de ter as duas professoras que mais me marcaram na festinha dos meus 50 anos. A D. Lucinda e a Dr.ª Teresa Coimbra. E a minha Mãe. Foi um dia feliz. Poder ter comigo os amigos mas sobretudo as pessoas que me "moldaram" no bom sentido. Mulheres! Grandes Mulheres. Exigentes (a minha Mãe com uma exigência mais doce, terna, alegre e marota). Para além de me ensinarem a ler, escrever, contar, etc. (D. Lucinda), Física e Química e regras sociais por estranho que isso hoje pareça "baixe lá as mangas da bata, menina... não vai lavar a loiça!!" "menos é mais" (Dr.ª Teresa Coimbra), ensinaram-me também ser honesta, verdadeira, exigente, a lutar por estudar mais e mais e a gostar de o fazer. A minha Mãe, essa, para além de tudo isto também, ensinou-me a ser mulher, mãe, corajosa, solidária, amiga, companheira! "Vamos lá, dizia ela. Tem de ser e o que tem de ser tem muita força" E lá ia mais um pouco de óleo de fígado de bacalhau seguido de um gomo de laranja!
Lembrei-me, por sua causa, da escola primária! Não básica! Que é hoje um pequeno Quartel dos Bombeiros. A minha Mãe partiu! E fiquei menos corajosa, menos lutadora, mais assustada, mais adulta, menos feliz!
As minhas professoras ainda aqui estão. E ainda as ouço a incentivarem-me a ir em frente, seja lá no que for. Grande escola, a minha Escola Primária! Não básica!
E porque hoje é o Dia do Pai, recordo também esse homem, aparentemente mais exigente e mais duro... mas só aparentemente, como era uso desse tempo, que me deu a minha primeira caneta de tinta permanente e que, pegando-me ao colo, me explicou ternamente, que o exame de admissão não era assim coisa de me ter tanto medo. "Vais gostar de estudar mais, verás!", disse ele. E lá fui de novo, à tarde, para a Escola Primária -não básica!
Aqui fica a minha homenagem a toda(o)s professoras(es) que passaram pela minha vida... e ainda vão passando. Era boa a minha Escola Primária! Não básica!

Obrigada Sr. Luís Fernandes!

Sem comentários: