(IMAGEM DA WEB)
Já muitos diagnósticos foram estabelecidos para a situação do país, mas estou em crer que ninguém avançou a dislexia. Ora veja os sintomas e verifique se não nos assentam que nem uma luva:
Na Primeira Infância:
1 - atraso no desenvolvimento motor desde a fase do engatinhar, sentar e andar;
2 - atraso ou deficiência na aquisição da fala, desde o balbucio à pronúncia de palavras;
3 - parece difícil para esse país entender o que está ouvindo;
4 - distúrbios do sono;
5 - enurese nocturna;
6 - susceptibilidade a alergias e a infecções;
7 - tendência à hiper ou a hipo-actividade motora;
8 - chora muito e parece inquieto ou agitado com muita frequência;
9 - dificuldades para aprender a andar de triciclo;
10 - dificuldades de adaptação nos primeiros anos escolares.
1 - atraso no desenvolvimento motor desde a fase do engatinhar, sentar e andar;
2 - atraso ou deficiência na aquisição da fala, desde o balbucio à pronúncia de palavras;
3 - parece difícil para esse país entender o que está ouvindo;
4 - distúrbios do sono;
5 - enurese nocturna;
6 - susceptibilidade a alergias e a infecções;
7 - tendência à hiper ou a hipo-actividade motora;
8 - chora muito e parece inquieto ou agitado com muita frequência;
9 - dificuldades para aprender a andar de triciclo;
10 - dificuldades de adaptação nos primeiros anos escolares.
A Partir dos Sete Anos de Idade:
1 - Pode ser extremamente lento ao fazer seus deveres;
2 - Ao contrário, seus deveres podem ser feitos rapidamente e com muitos erros;
3 - Copia com letra bonita, mas tem pobre compreensão do texto ou não lê o que escreve;
4 - A fluência em leitura é inadequada para a idade;
5 - Inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever;
6 - Só faz leitura silenciosa;
7 - Ao contrário, só entende o que lê, quando lê em voz alta para poder ouvir o som da palavra;
8 - Sua letra pode ser mal grafada e, até, ininteligível; pode borrar ou ligar as palavras entre si;
9 - Pode omitir, acrescentar, trocar ou inverter a ordem e direcção de letras e sílabas;
1 - Pode ser extremamente lento ao fazer seus deveres;
2 - Ao contrário, seus deveres podem ser feitos rapidamente e com muitos erros;
3 - Copia com letra bonita, mas tem pobre compreensão do texto ou não lê o que escreve;
4 - A fluência em leitura é inadequada para a idade;
5 - Inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever;
6 - Só faz leitura silenciosa;
7 - Ao contrário, só entende o que lê, quando lê em voz alta para poder ouvir o som da palavra;
8 - Sua letra pode ser mal grafada e, até, ininteligível; pode borrar ou ligar as palavras entre si;
9 - Pode omitir, acrescentar, trocar ou inverter a ordem e direcção de letras e sílabas;
10 -Esquece aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou semanas;
11 -É mais fácil, ou só é capaz de bem transmitir o que sabe através de exames orais;
12 -Ao contrário, pode ser mais fácil escrever o que sabe do que falar aquilo que sabe;
13 -Tem grande imaginação e criatividade;
14 -Desliga-se facilmente, entrando "no mundo da lua";
15 -Tem dor de barriga na hora de ir para a escola e pode ter febre alta em dias de prova;
16 -Porque se liga em tudo, não consegue concentrar a atenção em um só estímulo;
17 -Baixa auto-imagem e auto-estima; não gosta de ir para a escola;
18 -Esquiva-se de ler, especialmente em voz alta;
19 -Perde-se facilmente no espaço e no tempo; sempre perde e esquece seus pertences;
20 -Tem mudanças bruscas de humor;
21 -É impulsivo e interrompe os demais para falar;
22 -Não consegue falar se outra pessoa estiver falando ao mesmo tempo em que ele fala;
23 -É muito tímido e desligado; sob pressão, pode falar o oposto do que desejaria;
24 -Tem dificuldades visuais, embora um exame não revele problemas com seus olhos;
25 -Embora alguns sejam atletas, outros mal conseguem chutar, jogar ou apanhar uma bola;
26 -Confunde direita-esquerda, em cima-em baixo; na frente-atrás;
27 -É comum apresentar lateralidade cruzada; muitos são canhestros e outros ambidestros;
28 -Dificuldade para ler as horas, para sequências como dia, mês e estação do ano;
29 -Dificuldade em aritmética básica e/ou em matemática mais avançada;
30 -Depende do uso dos dedos para contar, de truques e objectos para calcular;
31 -Sabe contar, mas tem dificuldades em contar objectos e lidar com dinheiro;
32 -É capaz de cálculos aritméticos, mas não resolve problemas matemáticos ou algébricos;
33 -Embora resolva cálculo algébrico mentalmente, não elabora cálculo aritmético;
34 -Tem excelente memória de longo prazo, lembrando experiências, filmes, lugares e faces;
35 -Boa memória longa, mas pobre memória imediata, curta e de médio prazo;
36 -Pode ter pobre memória visual, mas excelente memória e acuidade auditivas;
37 -Pensa através de imagem e sentimento, não com o som de palavras;
38 -É extremamente desordenado, seus cadernos e livros são borrados e amassados;
39 -Não tem atraso e dificuldades suficientes para que seja percebido e ajudado na escola;
40 -Pode estar sempre brincando, tentando ser aceite nem que seja como "palhaço" ;
41 -Frustra-se facilmente com a escola, com a leitura, com a matemática, com a escrita;
42 -Tem pré-disposição a alergias e a doenças infecciosas;
43 - Tolerância muito alta ou muito baixa à dor;
44 - Forte senso de justiça;
45 - Muito sensível e emocional, busca sempre a perfeição que lhe é difícil atingir;
46 - Dificuldades para andar de bicicleta, para abotoar, para amarrar o cordão dos sapatos;
47 - Manter o equilíbrio e exercícios físicos são extremamente difíceis;
48 - Com muito barulho, se sente confuso, desliga e age como se estivesse distraído;
49 - Sua escrita pode ser extremamente lenta, laboriosa, ilegível, sem domínio do espaço na página;
50 - cerca de 80% dos disléxicos têm dificuldades em soletração e em leitura.
11 -É mais fácil, ou só é capaz de bem transmitir o que sabe através de exames orais;
12 -Ao contrário, pode ser mais fácil escrever o que sabe do que falar aquilo que sabe;
13 -Tem grande imaginação e criatividade;
14 -Desliga-se facilmente, entrando "no mundo da lua";
15 -Tem dor de barriga na hora de ir para a escola e pode ter febre alta em dias de prova;
16 -Porque se liga em tudo, não consegue concentrar a atenção em um só estímulo;
17 -Baixa auto-imagem e auto-estima; não gosta de ir para a escola;
18 -Esquiva-se de ler, especialmente em voz alta;
19 -Perde-se facilmente no espaço e no tempo; sempre perde e esquece seus pertences;
20 -Tem mudanças bruscas de humor;
21 -É impulsivo e interrompe os demais para falar;
22 -Não consegue falar se outra pessoa estiver falando ao mesmo tempo em que ele fala;
23 -É muito tímido e desligado; sob pressão, pode falar o oposto do que desejaria;
24 -Tem dificuldades visuais, embora um exame não revele problemas com seus olhos;
25 -Embora alguns sejam atletas, outros mal conseguem chutar, jogar ou apanhar uma bola;
26 -Confunde direita-esquerda, em cima-em baixo; na frente-atrás;
27 -É comum apresentar lateralidade cruzada; muitos são canhestros e outros ambidestros;
28 -Dificuldade para ler as horas, para sequências como dia, mês e estação do ano;
29 -Dificuldade em aritmética básica e/ou em matemática mais avançada;
30 -Depende do uso dos dedos para contar, de truques e objectos para calcular;
31 -Sabe contar, mas tem dificuldades em contar objectos e lidar com dinheiro;
32 -É capaz de cálculos aritméticos, mas não resolve problemas matemáticos ou algébricos;
33 -Embora resolva cálculo algébrico mentalmente, não elabora cálculo aritmético;
34 -Tem excelente memória de longo prazo, lembrando experiências, filmes, lugares e faces;
35 -Boa memória longa, mas pobre memória imediata, curta e de médio prazo;
36 -Pode ter pobre memória visual, mas excelente memória e acuidade auditivas;
37 -Pensa através de imagem e sentimento, não com o som de palavras;
38 -É extremamente desordenado, seus cadernos e livros são borrados e amassados;
39 -Não tem atraso e dificuldades suficientes para que seja percebido e ajudado na escola;
40 -Pode estar sempre brincando, tentando ser aceite nem que seja como "palhaço" ;
41 -Frustra-se facilmente com a escola, com a leitura, com a matemática, com a escrita;
42 -Tem pré-disposição a alergias e a doenças infecciosas;
43 - Tolerância muito alta ou muito baixa à dor;
44 - Forte senso de justiça;
45 - Muito sensível e emocional, busca sempre a perfeição que lhe é difícil atingir;
46 - Dificuldades para andar de bicicleta, para abotoar, para amarrar o cordão dos sapatos;
47 - Manter o equilíbrio e exercícios físicos são extremamente difíceis;
48 - Com muito barulho, se sente confuso, desliga e age como se estivesse distraído;
49 - Sua escrita pode ser extremamente lenta, laboriosa, ilegível, sem domínio do espaço na página;
50 - cerca de 80% dos disléxicos têm dificuldades em soletração e em leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário