quarta-feira, 6 de abril de 2011

MAU GOSTO QUE INCOMODA O CONQUISTADOR





 Mais uma vez, e sem qualquer sentido estético, foram implantados uma série de barracões junto à Câmara Municipal de Coimbra e ao lado da igreja de Santa Cruz, que, por acaso, só mesmo por acaso, é Panteão Nacional.
Com franqueza, pelo menos para mim, mete dó, esta falta de gosto de harmonia com os equipamentos na cidade. E, se mais não fosse, que diabo, ali ao lado estão sepultados os primeiros reis de Portugal, Dom Afonso Henriques e seu filho Dom Sancho I. É uma falta de respeito! Se este facto não tem importância nenhuma, retire-se a classificação de Panteão Nacional. Nesta vida de ponderação e escolha entre o acessório e o principal, o que pesará mais, uma feira de saúde ou manter um monumento classificado com o seu espaço visual limpo? Claro que para quem licenciou esta obra “barracal”, é óbvio, terá muito mais importância o certame.
É constante a falta de deferência para com este espaço de memória. E até a falta de inteligência de quem manda, ao não obrigarem a Diocese de Coimbra a manter a igreja de Santa Cruz aberta diariamente até, pelo menos às 20h00, e a contribuir para a revitalização do Centro Histórico. Porque é que há-de encerrar, durante a semana às 17h30 e ao domingo apenas estar aberta das 16 às 18h00?
Mais ainda: para quando é que o executivo autárquico pensará em apostar num espaço para fazer este tipo de exposições? Que diabo, é preciso ser economista para ver que esta política financeira é um desastre? Se levarmos em conta a montagem e aluguer destes pavilhões em barraca, o aluguer de uma tenda para a feira do livro, o aluguer, há dias, da tenda no Terreiro da Erva e utilizada pela APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, se levarmos em conta o preço da tenda que está instalada na Praça da Canção para a “Fiarte”, feira de artes, quantos espaços físicos já teriam sido construídos na Baixa? Podem até dizer que o Convento de São Francisco, para além de auditório, vai servir de parque de exposições, mas quando irá isso acontecer?
Bolas, até só por estar a escrever e a imaginar os montes de massa que têm sido (mal) gastos já estou a transpirar. Vou mas é apanhar fresco à igreja de Santa Cruz.
… Aliás, já não vou que são 18h00 e já está encerrada. Valha-nos Dom Afonso Henriques!

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma vergonha!
Como será possivel o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, autorizar esta vergonha?
É simples, nesta cidade as pessoas com responsabilidade na autarquia não têm o minimo de sensibilidade para estas questões.
Colocar barracas neste local. Francamente!
Isto da politica é lixado e quando se pertence aos da casa, isso é um faz de conta.
Deixo um apelo ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra. POR FAVOR MANDE RETIRAR AS BARRACAS DESSE LOCAL. TENHA VISÃO E NÃO SE DEIXE IR NA ONDA.