quinta-feira, 27 de agosto de 2009

EDITORIAL: ESTA BAIXA QUE TODOS FALAM





 Ontem, seriam para aí umas 20 horas, encontrei o Luís com o carro parado junto à sua loja, na Rua do Almoxarife. Nos últimos dias deste Agosto esteve encerrado. Pensei que estava de férias. Ontem, ao vê-lo cabisbaixo, de olhar triste, a transportar os seus artigos para a viatura, fiquei a saber que o Luís fechou de vez.
Pode até dizer-se que mais uma loja encerrada até nem será novidade. É verdade. Infelizmente não é. Mas se tomarmos em conta que este rapaz, o Luís, de vinte e poucos anos, empenhou ali as suas economias, arriscou, realizou o seu sonho de tentar ser uma pessoa independente, digna, que se recusa a viver à custa de subsídios do Estado, talvez dê que pensar, não?
E que faz o Estado, neste caso o Governo, pelo Luís? Apoia-o? Isenta-o de impostos, tentando evitar que ele seja mais um número a engrossar o desemprego? Nada. Perante uma pessoa que tem vontade de trabalhar, é novo, tem sonhos para realizar, quer casar, quer arrendar uma casa, quer ter a sua independência, quer ser auto-suficiente, o que faz o Estado, perante este Luís, que é o paradigma de outros milhares de Luízes pelo país fora? Abandona-o. Pouco lhe importa se este rapaz tem qualidades, pouco lhe importa se, com este falhanço, pode estar a condicionar todo um futuro de um grande empregador. É como se o Estado, em metáfora, lhe dissesse: “para que te estás a chatear? Vai mas é receber um qualquer subsídio. Nós pagamos”.
Ora, digam-me, que Estado é este que trata tão mal os seus cidadãos? Que em vez de incentivar o trabalho, a criação artística, o empreendedorismo, abandona-os à sua sorte? Que vai ser dos Luízes, iguais a este, com menos de 30 anos, e que, em princípio, deveriam ser os futuros empresários deste país?
Este caso é apenas uma ínfima amostra do que se passa no comércio, nos serviços, na indústria, na agricultura. Algo está errado neste absurdo procedimento.
Até ao fim do ano, aqui na Baixa, muitas lojas irão encerrar por impossibilidade de aguentar as despesas. O que esperará o Governo para desonerar, sobretudo, a pequeníssima empresa de impostos? Estamos perante uma política aterradora, uma purga, um genocídio, como falava há dias o presidente da Associação das PME, Joaquim Cunha, quando chamava a atenção para a perda de 150 mil empresários nos últimos quatro anos.
Só pode passar ao lado deste apelo quem nunca investiu nada. Quem nunca abriu um pequeno negócio. Só quem nasceu num berço de ouro pode criticar quem tenta fazer alguma coisa. Olhar os empresários pela bitola de um caso ou outro menos claro é tomar a árvore pela floresta.
A política empresarial do Estado está toda errada. Foi planeada para épocas áureas da economia. Para quem ainda não se apercebeu, estamos a atravessar uma crise brutal mundial e nacional. Os partidos políticos, sobretudo os que aspiram a serem governo têm de adaptar, quer o Código do Trabalho, quer as políticas salariais ao tempo que vivemos. Não é possível continuar a pagar a um funcionário 15 meses de salário (14 mais o mês de férias que não trabalha). Terá que se fazer um interregno, através da negociação entre patrões e sindicatos, na Concertação Social, para evitar o total descalabro da nação. Quando a economia ressurgir, então, nessa altura, voltar-se-á ao normal. Esta apatia, este “laissez-faire, laissez-passer” é um escândalo num país que conta com economistas que ocuparam cargos europeus e mundiais, e que, perante as evidências se calam, num egoísmo atroz.
Voltando à Baixa, é curioso verificar –ou talvez nem tanto- como nunca se falou tanto da centro histórico na imprensa local. São os articulistas, são os anónimos leitores que escrevem para os jornais, são os agora candidatos a cargos autárquicos. Mas, verdadeiramente, alguém está interessado em resolver o futuro da Baixa? Duvido. Aliás, no tocante aos partidários políticos, a maioria deles, conhecem a Baixa de há 30 anos, quando vinham acompanhar os seus familiares ao centro histórico. A partir daí nunca mais cá voltaram. Não sabem nada do que se passa aqui. Nem estão minimamente interessados em resolver seja o que for, ou a situação deste Luís ou outro qualquer.

2 comentários:

Vítor Ramalho disse...

O estado não trata mal todos os cidadãos. Neste cantinho alguns são mais iguais que outros.

Anónimo disse...

Madrid, 28 Ago (Lusa) -- Mais de 36 mil lojas encerraram no último ano em Espanha, ou seja, em média cerca de 100 por dia, afectados pelas quedas nas vendas que nem os elevados saldos realizados conseguiram ajudar, anunciou hoje a associação do sector.
Comentar Artigo Aumentar a fonte do texto do Artigo Diminuir a fonte do texto do Artigo Ouvir o texto do Artigo em formato �udio

O balanço foi divulgado pela Federação Nacional de Associações de Trabalhadores Autónomos (ATA) -- classificação dada aos trabalhadores por conta própria ou independentes -- que antecipa mais fechos nos próximos meses.

Lorenzo Amor, presidente da ATA, disse aos jornalistas que a situação de muitos comerciantes é dramática e que os consumidores continuam a não comprar, "apesar dos maiores saldos de sempre".

Isto está maus em todo o lado, mas pelo menos estes têm números, existe alguma entidade interessada