terça-feira, 18 de agosto de 2009

BAIXA: ESTAS CEBOLAS PROVOCAM-ME LÁGRIMAS






 Está a decorrer na Praça do Comércio a Feira das Cebolas. Uma realização conjunta do Rancho Típico de Vila Nova de Cernache e da Câmara Municipal de Coimbra, através do pelouro da Cultura –pelo menos é o que consta nos cartazes publicitários.
Já o escrevi aqui, é um certame que não dignifica o centro histórico. Não no sentido de que vender cebolas, tentando retratar um costume de vários séculos, seja indigno, nada disso. É que começa logo pelos barracões de madeira implantados numa praça medieval. Depois, acho, esta alegoria à cebola tem pouca ambição. Durante uma semana, todo o dia e até à meia-noite, juntamente com as simpáticas vendedeiras, deveriam estar a funcionar em todo o largo barraquinhas (mais estéticas do que estas) a vender artesanato, primordialmente da zona de Coimbra, em que, para além de outros, estivessem os ferros forjados, os barros, nas suas faianças pintadas à mão, tão característicos da cidade e agora em quase total desaparecimento, por que não velharias e antiguidades, e sobretudo com tasquinhas típicas com a sua doçaria regional. Através de pequenos pontos de venda que lhes permitiriam rentabilizar a sua apresentação, deveriam estar presentes todos os grupos folclóricos do concelho, que contribuiriam para a animação diária da feira.
Para além deste minimalismo todo, para piorar, atente-se nas fotografias. Quase em provocação ali estão os três popós estacionados às 14 horas de hoje. Isto é o quê? É a mais pura displicência e desprezo pelo esforço da autarquia e do grupo de Vila Nova de Cernache, e, com maior ênfase, nas vendedeiras que se podem ver nas fotos. Hoje, estão em Coimbra temperaturas muito próximas dos 30 graus. E as senhoras, estoicamente, ali resistem, torrando ao sol. Ora, se levarmos em conta as marcas dos “carritos”, dois BMW e um Mercedes, estou em acreditar que não serão meus. Ou seja, a pertencerem a comerciantes, não serão a “papos-furados” como eu.
Não deveria a autarquia, enquanto parte organizadora, pelo menos nesta altura do certame, zelar pelo policiamento municipal?
Eu sei que tenho mesmo mau-feitio, e nem tudo o que escrevo se deve levar em conta, mas noto aqui um abandono muito grande…

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem toda a razão.
A Policia Municipal só serve nesta cidade para a multa nos pacómetros na nossa Cidade.
Sinceramente, é preciso andar muito distraído para o Sr. Presidente da Câmara, enquanto responsável máximo desta coisa chamada Policia Municipal tomar uma atitude, responsabilizando quem orienta essa gente. Mas não, como é seu hábito assobia para o lado, como é seu uso e costume.
Quando as questões lhe são agradáveis é o primeiro aparecer.
Quando são problemas, é sempre da responsabilidade dos outros. No caso concreto, tanto se tem escrito e qual a sua atitude?
Simplesmente não me chateiem.
É uma pena, uma Praça tão nobre da nossa cidade, está a transformar-se em parque de estacionamento.
Pela ganância da massa para os SMTUC, qualquer dia o Manel dos autocarros ainda pensa em colocar uma máquina de pagamento.
Onde a nossa e sua Cidade mergulhou.
Parabéns pelo seu comentário.