terça-feira, 9 de abril de 2013

ROSTOS NOSSOS (DES)CONHECIDOS




ROSTOS NOSSOS (DES)CONHECIDOS: 

"O PLASTIFICADOR"


 Por o encontrarmos tantas vezes ali na Rua da Sofia, junto ao desaparecido Infinito, a plastificar cartões, sentimo-lo tão familiar que até somos levados a pensar que já faz parte do mobiliário urbano. Escrevo sobre o Raul Simões Cacho. Tem 76 anos de idade. Há décadas que me lembro dele a atravessar o canal, nas Ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, a empurrar um pequeno carro de duas rodas, com brinquedos de madeira artesanais e outras bugigangas tão próprias do pequeno mercado do Choupalinho, onde vende, entre a rua e este local do outro lado do rio, há cerca de meio século.
Encontrei-o muito desanimado. “Hoje só fiz dois cartões (a plastificar), a 3 euros cada um, porra! Aqui não faço nada! No Choupalinho não se vende nada! –neste sábado último, que até se costumava fazer qualquer coisa, fui a zero para casa. Como é que vou viver, senhor? Ainda agora, para renovar o meu cartão de vendedor, fui à Câmara Municipal e paguei 10 euros. Tive de pedir esta verba emprestada, que só vou poder pagar quando receber a reforma.
Ali ao fundo, e aponta, está um cigano que não paga nada para plastificar cartões como eu. Está mal! Se eu pago, porque razão não tem ele a mesma obrigação? Sempre trabalhei a vida toda. Dão dinheiro a toda a gente que nunca produziu nada para o país. Eu tenho de pagar tudo! Estão a auxiliar quem nunca fez nada. Estão a roubar quem sempre trabalhou. Temos um Governo de ladrões! Vivo com muita dificuldade. Recebo à volta de cinquenta contos, pela moeda antiga –duzentos e cinquenta euros- e mais um acréscimo da minha mulher, que já faleceu. Não tenho vergonha de dizer que passo fome por não ter dinheiro para comer. Vivo numa casa muito velhinha. Chove lá dentro como na rua. Já falei na Câmara, mas lá não querem saber! Se eu fosse cigano, acredite, já estava arranjada. No tempo de Salazar não havia esta pouca vergonha de agora. No tempo da outra senhora nunca passei fome. Agora só há ladrões, a começar pelos gajos do Governo! Se eu mandasse, assistia quem está a passar mal. Ajudava quem sempre trabalhou a vida inteira e criou riqueza para a Fazenda Nacional. Nunca o faria para quem nunca fez nada. Você entende o que quero dizer?!”


Sem comentários: