terça-feira, 24 de julho de 2012

UMA IDOSA BEIJOU AS PEDRAS DA CALÇADA



 Hoje, cerca das 11h30, Na Rua Visconde da Luz, em frente ao pronto-a-vestir Estrela Verde, quando caminhavam três senhoras idosas pela calçada uma delas tropeçou numa tampa de saneamento, que tinha vários centímetros acima do nível do chão. A segunda colidiu com a primeira e bateu com a cara na pedra dura. Embora aparentemente sem ser um ferimento de grande gravidade, como ficou combalida, teve de ser transportada por uma ambulância e socorrida no hospital.
Perante a perigosidade da caixa para os transeuntes, Armindo Gaspar, presidente da APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, telefonou para os serviços camarários. Passado pouco tempo vieram funcionários que assinalaram as tampas à volta da causadora do acidente.



Porém, as outras, mais longe, como por exemplo na rua Eduardo Coelho –no largo onde existiu o armeiro Carlos de Almeida está uma com um buraco enorme-, há algumas em estado miserável, e ficaram para uma próxima. Talvez quando alguém lá cair.


Não é a primeira vez que escrevo sobre isto. Aqui, na Rua das Padeiras e Eduardo Coelho, já vários transeuntes foram parar ao hospital. Saliento, no entanto, a apatia com que muitos comerciantes vêem as pessoas a estatelarem-se e não fazem um simples telefonema para a autarquia a darem conta. Haja Deus, caramba!

O QUE FAZEM QUATRO CALCETEIROS NUMA RUA?

Segundo uma testemunha que pediu o anonimato, ontem andaram quatro calceteiros na Rua Visconde da Luz a, presumidamente, reparem a calçada, pois, para além de não verificarem o estado das tampas, em alguns locais desta artéria são visíveis buracos no chão. Fica a interrogação: o que andariam ontem estes funcionários a fazer?



QUEM RETIRA TEM DE PÔR

Há mais de um mês, junto à antiga ourivesaria Patrão, foi retirado um latão para colocação de lixo de mobiliário urbano. Como monumento à incúria, no chão lá está o ferro, certamente também à espera de um incauto, e a pedir aos santos que lhe coloquem o artefacto em falta.
Alguns comerciantes já fizeram uma promessa de irem em pé a Fátima, em agradecimento a Nossa Senhora, se, acaso, a Virgem de todas as esperanças interceder junto de quem manda.



(TEXTO ENVIADO PARA CONHECIMENTO À CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA)

Sem comentários: