quinta-feira, 19 de julho de 2012

ENALTECER A RAPIDEZ...



 Modéstia à parte, eu sou muito justo. Sempre fui. Aliás tanto, tanto, que até me lembro de, em criança, a minha mãezinha que Deus guarda a bom recato, e no Céu –por que ela era igualzinha ao filho, e para almas puras e bondosas como nós, só temos mesmo é lugar no paraíso-, me dizer: “ai, Toino tu és tão justo, rapaz! Davas mesmo um bom advogado, mas, que queres, tem lá paciência, não posso fazer nada, não há dinheiro nem para fazer cantar o cego, Anacleto" –era o tocador lá da minha aldeia, certamente não conheceram.
E então, adivinho nesse olhar, interroga vossemecê, porque estou aqui com este palavreado, tipo ladainha de rua, que até parece um pedinte que está aqui todos os dias à minha porta? Fácil. Muito fácil! Eu, como já disse, sou muito justo –aliás, ainda outra vez, até me esquecia de dizer, a minha graça deveria ser Justiniano ou Justo, por exemplo. Sou tão justo, tão justo, que até já se questiona o facto da deusa da justiça –Thémis, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra) e esposa de Zeus, não deviam ter conhecido, certamente- ser mulher e não ser um homem à minha imagem e semelhança.
Bom passando à frente, que o tempo é curto e eu sou muito modesto e não gosto de estar a falar das minhas virtudes, dizia eu, então, que sou muito equitativo. Ora, no prosseguimento deste valor, não posso deixar de admirar a rapidez com que a Câmara Municipal de Coimbra mandou desmanchar o pombal que erigiram a semana passada ali na Praça 8 de Maio, por causa do festival europeu de ginástica e que esteve a decorrer na cidade. Hoje de manhã já tinha levantado ferro. Claro que, está de ver, só posso entender esta rapidez assim à custa dos “trabalhadores” romenos. Até consigo imaginar a pressão, em escarcéu, que, durante estes dias e em que se viram privados dos seus assentos, estes estafados lutadores fizeram na autarquia. E, quanto a mim, com toda a razão –mas como já o escrevi aqui, e ali, logicamente que não vou repetir.
Mesmo assim, como gosto de atribuir a cada um o que é seu, não posso deixar de enaltecer este feito extraordinário. É que não estamos habituados a tanta eficácia. Não sei se consigo ser claro!, mas tamanha eficiência até incomoda uma alma pura como a minha. Onde é que já se viu uma coisa assim? Só hoje, oficialmente, será o encerramento do festival e esta noite foi totalmente desmantelado. Isto não fantástico? Será que teria sido pela mão do homem? Isto é tão raro que até se me varre cá na “cachimónia” que poderemos estar perante um milagre da Rainha Santa, ou, quem sabe, uma tentativa de corrupção por parte da padroeira. Sei lá?! Pensem comigo. Este mausoléu estava a 10 metros da igreja de Santa Cruz. Logo o milagre caía que nem uma luva. Por outro, no primeiro dia da procissão, no Largo da Portagem, o padre desta igreja, Jesus Ramos, clamou fortemente contra o Governo e contra este sistema económico vigente. Ora, em face disto, quem nos diz que não foi uma graça para tentar calar o senhor vigário? É ou não é? É que andam muitos sacerdotes e bispos -vejam bem o D. Januário a chamar corrupto ao Governo- a levantar cabelo. Por conseguinte, em silogismo, se a hierarquia da igreja não gosta é óbvio que os santos estarão ao seu lado. É ou não é?
Como é que eu, sendo justíssimo como sou, poderia calar isto? Diga-me… diga-me?!

Sem comentários: