segunda-feira, 3 de maio de 2010

OS SANTOS DA CASA AINDA FAZEM MILAGRES



 Será amanhã, pelas 16 horas, que a ACIC vai entregar ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, o caderno reivindicativo dos comerciantes, aprovado num jantar, em 9 de Abril, no restaurante Jardim da Manga.
Segundo as declarações de Arménio Pratas, vice-presidente do sector comercial da Associação Comercial e Industrial de Coimbra, “só agora foi possível, porque o senhor presidente da autarquia só agora nos vai receber. Se não nos recebeu antes, o que poderíamos fazer?”, interroga o comerciante, em pergunta de retórica, o jornalista do “Questões Nacionais”.
  Apesar de sermos formalmente convidados para o acto institucional, infelizmente não poderemos estar presentes. O “olho de Lince”, o nosso fotógrafo especial, vai amanhã para Roma, no C-130 da Força Aérea Portuguesa, cobrir o transporte do “Papamóveis” para Portugal, e que aqui irá transportar o Papa Bento XVI na visita ao nosso país.      
 O jornalista Arnaldo “Verpralémdaopacidade” está na Grécia em cobertura noticiosa. A jornalista Rosete “Sempre em cima” está em “Times Square", a fazer investigação jornalística, a convite do “New York Times", sobre o falhado atentado bombista.
 Não temos mais jornalistas. O próprio corpo redactorial demitiu-se em bloco por salários em atraso. Não sei se já tinha aflorado aqui o nosso grave problema de finanças. Por cá, no blogue, estamos pior que a Grécia…muito pior mesmo. Estamos quase a pão e água. Como não podemos pedir ajuda à Comunidade Europeia, apelamos à sua boa vontade. Aceitamos tudo, palavra de honra. Venha lá daí o que vier. Pode até ser umas notitas. Qualquer uma serve, mas se puder ser verde…sabe, somos ambientalistas. Só mesmo por isso. Se por acaso tiver um prédio velho aqui abandonado na Baixa, daqueles que só chateiam o Jorge Neves e a Câmara, olhe, considere isto um elevado serviço cívico: faremos o favor de o aceitar como dádiva. Mas só um. Se tiver vários para doar cá ao jornaleco, desculpe, mas não podemos aceitar. Tem mesmo de ser um de cada pessoa, mais não. Temos de impor regras, é ou não é? Se não fosse assim, ainda nos iam acusar de nos estarmos a aproveitar. Isso não! Jamais!
 Bom, voltando ao assunto, porque esta coisa de escrever em teclado livre tem muito que se lhe diga, acabamos por dizer só mesmo disparates. Desculpe lá! Há dias assim, que uma pessoa não dá mesmo uma para caixa.
Bom, agora é que é: dizia eu então que amanhã a ACIC vai entregar o “memorandum” à autarquia. É evidente que estamos perante um grande milagre. É óbvio. Só os ateus, os agnósticos, e essa cambada toda de desfezados, é que não vêem que foi o santo da nossa freguesia que fez o milagre.  É certo que tive de lhe prometer um jantarzito no “Zé Neto”, ali na Rua das Azeiteiras, mas isso é o menos. Certamente ainda vai demorar a pedir o pagamento e até lá pode ser que a coisa melhor em termos das nossas finanças privadas. Claro que não quero abusar de nenhum leitor, mas se quiser ser o mecenas, lá por isso, abrimos uma excepção, mas só mesmo desta vez. Não é para continuar. Estou certo que o Senhor Santo Cristo não se vai importar. Sim, porque, perante tantos disparates que aqui foram escritos, lá ia Ele importar-se com mais um?
Olhe, quanto a si, já sabe que não queremos ofender a sua fé. Não leve a mal esta brincadeira. Vai ver que, com o passar do tempo, com o regresso das andorinhas, lá para o cair da folha, ainda nos tornamos pessoas de fé. Mas creia, ainda que acreditemos não ter recuperação possível, pode ser que nos tornemos melhores. Aja esperança! Mesmo nesta crise, é preciso brincar.
Um grande abraço de brincalhão para pessoa séria.

Sem comentários: