sexta-feira, 29 de junho de 2018

BAIXA: UM HOMEM PRESO NO TEMPO





tenho 69 anos, senhor Luís! Apesar de ser pai de três
filhos e ter netos, estou sozinho há muitos anos.
Quando eu morrer não tenho ninguém para me fechar os olhos…”


Ontem veio ter comigo. Depois do cumprimento da praxe, falando baixinho, em sussurro muito próprio de gente bem formada e educada em bons colégios, atirou: “o senhor Luís pode emprestar-me dois euros até amanhã? É que estou sem dinheiro para ir para casa de autocarro e tomar um café!
Conheço-o há cerca de oito anos. Uma ou outra vez, talvez porque precise de conversar vem à minha loja. Num desses intervalos, convidou-me para ir a sua casa. É um homem sozinho, agarrado às recordações. Do seu passado de glória, na altura com cerca de 60 anos, fazia o seu alimento espiritual e, de certo modo, a justificação para a sua continuada existência solitária. De tal modo se projectava nas coisas, como se estas fossem uma extensão de si mesmo, que escrevi um texto a seu respeito e dei-lhe o título: “Um homem no seu castelo”.
Hoje, durante a manhã, veio pagar parte da sua dívida. “Só lhe posso pagar metade, um euro, não se importa, pois não?”, concluiu com a certeza de que, sendo assim, o cumprimento da palavra dada, tal como lhe incutiram em criança, ficaria sem beliscadura.
Sentados numa mesa com dois cariocas de limão como testemunhas, com a certeza de que, mesmo estando a entrar na sua intimidade, era pela amizade que nos unia, de supetão, atirei: diga-me uma coisa para eu entender melhor, o senhor tem uma boa reforma, como justifica que chegue a esta altura do mês sem um cêntimo?
Sem se sentir intimidado pela intrusão respondeu: tenho 69 anos, senhor Luís! Apesar de ser pai de três filhos e ter netos, estou sozinho há muitos anos. Quando eu morrer não tenho ninguém para me fechar os olhos… Vou casar com uma miúda de 24 anos. Gosto dela, sabe? Eu preciso dela! Tenho muito desejo sexual. Costumo ir ali ao Largo das Ameias, à (…) e à (…)… São prostitutas! Abusam de mim! Gasto lá o dinheiro todo!
Esta rapariga gosta muito de mim. Vou casar com ela!”

1 comentário:

São Rosas disse...

História como tantas por aí, sem sabermos.
Autoriza-me a partilhar no blog «a funda São»?