quinta-feira, 14 de junho de 2018

BAIXA: CRÓNICA DA SEMANA PASSADA


1-Numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Coimbra e a APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, este fim-de-semana foi instalada na Praça do Comércio uma FanZone, que consiste na implantação de uma área de lazer com um ecrã gigante, onde podem ser visionados os jogos de futebol do Mundial, entre 15 de Junho e 15 de Julho.
Estão de parabéns as duas entidades que promoveram esta estrutura no coração da Baixa da cidade. Para além de estar muito bem implantada, onde o bom gosto reinou, é uma iniciativa feliz, no sentido de que fará concentrar muitas pessoas durante o dia e parte da noite.


2-Depois do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, ter afirmado na semana passada que “a Orquestra Clássica do Centro não é uma orquestra regional” e que o decreto-lei que define o estatuto das orquestras regionais, que prevê regras e “condições mínimas” para a sua constituição, incorpora sugestões dos municípios” espera-se a todo o momento uma declaração contraditória por parte de Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, a defender a “nossa” orquestra, que é da Baixa, é de Coimbra e só não é ainda representativa de uma zona metropolitana porque o actual ocupante da cadeira do poder local, aparentemente, não está interessado nem em mover uma nota, nem elevar a sua voz de tenor contra o maestro cultural de Lisboa, que, por acaso, só mesmo por acaso, é do seu partido. Quem nos dera a nós, conimbricenses, que fosse oposição. Se fosse assim, tenho a certeza, tínhamos um verdadeiro machado a cortar a raiz do pensamento ao ministro.


3-Se é certo que na semana passada não abriu qualquer novo estabelecimento, também é correcto afirmar que não encerrou qualquer espaço comercial na Baixa. Deus é grande! Valha-nos a sua omnipotência e boa-vontade! Estamos a melhorar!


4-Na semana passada foi avistado na Rua da Sofia um enorme rato gordo. Durante o período de almoço, entre o meio-dia e mais uns trocos, em frente à porta da loja de pronto-a-vestir Sofimoda, foi visto um enorme rato do “tamanho de um gato” a passear na via pública, o que, como precaução, manteve-se as portas de vidro corridas e a obrigar os clientes a empurrar para aceder ao interior do estabelecimento.
Segundo Olinda Reis, funcionária da conhecida loja de modas, “era grande -e acompanhou o gesto com as duas mãos simétricas. Olhou cá para dentro, como se tencionasse entrar, e encaminhou-se para o DIAP, Departamento de Investigação e Ação Penal, aqui ao lado.

Resultado de imagem para deus

5-Depois de muita conversa fiada e tecida em algumas esquinas da Baixa por parte dos comerciantes insatisfeitos com a irresponsabilidade, ou incontinência, de São Pedro, o administrador das águas do Céu, tudo indica que Deus, o seu superior hierárquico, chamou o assunto a si e tratou de colocar ordem na casa. Ao que parece, seguindo o habitual, vamos ter novamente um verão quente. Segundo uma fonte ministerial anónima, quem já respira de alívio é António Costa, o primeiro-ministro. Imagine-se que continuava a chover no verão, como é que se dava trabalho aos bombeiros? É certo que durante vários meses vamos ter o Sporting Clube de Portugal a arder em fogo brando e sempre supervisionado por Marta Soares, mas não é a mesma coisa!


Sem comentários: