sexta-feira, 8 de junho de 2018

BAIXA: UM RIBOMBAR ATROADOR NA MADRUGADA

(Imagem de arquivo)





Nesta madrugada, às 6h00 os moradores do Largo da Freiria, Ruas Eduardo Coelho e Padeiras foram acordados pelo troar de entulho a bater na chapa de ferro de uma carrinha de caixa-aberta. Entre as 6h00 e as 6h30, pelo barulho perturbador, ninguém dormiu, certamente.
Os excedentes são provenientes de uma obra particular a decorrer num prédio a meio da antiga rua dos sapateiros, com os números de polícia 44, 46 e 48.
Nesta zona residencial, alegadamente mista, onde maioritariamente vivem pessoas de alguma idade, custa a entender a insensibilidade dos profissionais que gerem a remodelação do edifício em causa. Lembro que a legislação e o direito ao descanso, consagrado desde 2007, é bastante clara. Segundo o Regulamento Geral do Ruído, artigo 14º a), actividades ruidosas temporárias, ”É proibido o exercício de actividades ruidosas temporárias na proximidade de Edifícios de habitação, aos sábados, domingos e feriados e nos dias úteis entre as 20 e as 08 horas”.
Já o ruído entre vizinhos é proibido no período entre as 23h00 e as 07h00. De acordo com a lei, quem não cumprir com o horário estabelecido pode ser multado entre os 200 euros e os 2000 euros.
Não se pense que estamos contra a remodelação de qualquer edificado. Nada disso! Tenho para mim que todos, os que operam em obras de restauro e os residentes, devem harmonizar os interesses e condescender um pouco em algum exagero pontual que possa ocorrer. O que se procura é a tolerância comum, de parte-a-parte, e não levar as coisas à ponta de espada. Até por mais ainda, o acesso a estas ruelas estreitas torna complicado o ingresso e onera substancialmente os custos de qualquer projecto de remodelação. Por isso mesmo, devemos todos comparticipar com boa-vontade para que a paisagem urbanística se altere. Porém, é bom não esquecer, a obrigação do cumprimento das regras começa em quem vem, que deve respeitar a lei e a ordem, seguido de alguma paciência de quem cá está.
Espera-se sinceramente que este mau exemplo aplicado não tivesse génese no recente licenciamento da Câmara Municipal de Coimbra ao autorizar a festa da da Queima das Fitas até às 06h00 da manhã.
Teria sido esta agora ocorrência, ocasionada por obras, um caso isolado? Esperemos bem que sim, que não seja preciso fazer queixa na PSP para que haja respeito por quem dorme!

O QUE DIZ O ENCARREGADO DA OBRA?

Por não se encontrarem durante a tarde no prédio, não foi possível ouvir o chefe da obra sobre a violação ocorrida neste amanhecer. Quando se verificar a audição em forma de contraditório, daremos conta. 

Sem comentários: