terça-feira, 5 de junho de 2018

BAIXA: PARABÉNS AO MAIS IDOSO COMERCIANTE EM ACTIVIDADE

Foto de Otilia Braga.
(Imagem retirada do Facebook)




Segundo Otília Braga, filha do aniversariante, no Facebook, em mensagem curta, proclamada ao mundo, escreveu assim: “Hoje o meu Pai faz 94 anos. Estamos muito felizes.”
O senhor Braga, com esta vetusta idade e ainda a trabalhar na sua loja, faz dele o mais idoso comerciante ainda em actividade na Baixa de Coimbra.
O estabelecimento Bragas, L.ª tem cerca de 90 anos de existência na Rua Visconde da Luz.
Parafraseando-me, numa crónica que escrevi sobre este reputado espaço em 2009, “Transpor as portas deste estabelecimento, por analogia, será o mesmo que entrar numa máquina do tempo que nos transporta ao início do século XX. As suas paredes aconchegantes e “forradas” com mobiliário “arte noveaux” em bege, a condizer com o tecto de madeira, atesta o fino gosto dos “loucos anos” de 1920 e a moda vinda de Paris.
O “Bragas, Lª” foi uma das casas mais chiques de Coimbra, naquele tempo em que usar chapéu, para além de ser um imperativo de “status”, era também uma cultura imposta pelo hábito e pelo tempo. Toda a cabeça, masculina ou feminina, que se prezasse tinha de andar coberta –o contrário seria considerado sacrilégio. Era uma espécie de gravata dos tempos modernos.”
Em meu nome pessoal e em nome da Baixa comercial, se posso escrever assim, os nossos parabéns acompanhados com um enorme abraço de felicitação. Que a data se repita por muitos e muitos anos.

Sem comentários: