sábado, 27 de março de 2010

A COLUNA DO MARCO...




 Amigo Luís, este comentário vem no seguimento de vários post’s já publicados aqui no "Questões Nacionais". Post’s relacionados com as greves, manifestações e protestos realizados na cidade, a situaçao do “call center” da PT Mercado entre outros.
 Como já referi tenho um “part-time” de 4horas neste “call center”, e esta semana ao sair do trabalho, no fim do turno, deparei-me com três pessoas a distribuir um panfleto. Todos os meses é publicado, tem o nome de “Precariacções”. Existe também um blogue com o mesmo nome. Costumo lê-lo, não estou de acordo com alguns comentários mas, contudo, tem outros que têm o seu interesse, não gosto da linguagem utilizada mas tratam de assuntos importantes. Como dizia, as pessoas que distribuíam os panfletos. Não as conhecia e entabulei conversa. Perguntei qual o turno que faziam e disseram-me que não trabalhavam na PT. Muito admirado questionei então qual o seu interesse e o porquê do seu “trabalho” (em distribuir panfletos), pois estava frio, chovia e eram 22H. Lá me responderam que não tinham nenhum interesse pessoal, tinham amigos que lá trabalhavam e eram indivíduos preocupados com a situação laboral dos trabalhadores da PT. Mais admirado fiquei, que pessoas tão altruístas e solidárias!! Mas depois de mais uns minutos de conversa lá percebi. Contaram-me então que eram militantes do Bloco de Esquerda e realizavam umas reuniões onde se discutiam estas situações. Agendavam protestos e organizavam este tal “Precariacções”, convidaram-me mesmo para a próxima reunião e para mandar um comentário para o blogue.
O aspecto principal do panfleto e do blogue é o facto dos operadores do “call center” serem colocados por empresas de trabalho temporário, dos contratos serem de 30 dias renováveis e do baixo ordenado comparativamente aos lucros da PT. Devo dizer que antes aceitar trabalhar neste “call center” -que me expuseram todas as condições, não me esconderam nada e recebo pelas 4h de trabalho diárias sem comissões cerca de 300 euros (tenho meses de receber ainda mais 150-200 euros de comissões). Portanto, quem não está de acordo dê o lugar a quem precisa, só assina o contrato quem quer. E, meus amigos, não me estraguem o “part-time”. É que este dinheiro extra dá-me muito jeito.
Esta é mais uma situação que vem confirmar aquilo que já afirmei aqui anteriormente. Em Coimbra existem profissionais do protesto, das manifestações e das lutas politicas. Utilizam tudo e todos para atingir os seus objectivos. Sei que existem pessoas solidárias e ajudam o próximo sem interesse pessoal, mas alguém acredita que um individuo com 20 e poucos anos, estudante, esteja à chuva e ao frio ás 22H00 da noite a distribuir publicidade anti-capitalista (sim só falam dos lucros das empresas privadas) e a promover a sindicalização dos operadores do “call center”, só por amizade?
Abraço Marco

3 comentários:

Anónimo disse...

Existem sim, sei do que falo.Porque do seu ódio ao Bloco? Eu sei, mas torne-o publico para que todos o saibam

Anónimo disse...

Caro Jorge, não tenho ódio a ninguém, acredite em mim.Aquilo que diz que sabe, sinceramente não sei ao que se refere, mas diga-me s. f. f. que eu confirmo se for verdade, pois eu assumo tudo aquilo que penso(já leu os meus comentários), tal como o semhor.Neste momento vou dirigir-me para o trabalho e não é oportuno, mas logo farei um comentário, breve mas explicito, porque desprezo um pouco a ideologia politica do bloco(note bem a ideologia,não as pessoas).Reconhecço, porém, que esta coligação de partidos maoistas e afins tem pesssoas com grande capacidade e valor(na minha opinião desperdiçado,mas quem sou eu!)Jorge eu sou um democrata, adepto do pluralismo democrático, da liberdade de opinião, de iniciativa individual, da propriedade privada, da recompensa pessoal na igual medida do esforço despendido, etc. E sou solidário ao contrário de alguns que utilizam essa solidariedade para fins partidários.
Abraço, Marco
P.S.-Não se esqueça,diga-me o que acha que eu devo tornar público, é que deixou-me curioso essa suposição,é que deixar no ar não é comigo.

Anónimo disse...

TAMBEM SOU DEMOCRATA,POR ISSO SOU INDEPENDENTE AGORA NO BLOCO, AMANHA QUEM SABE NO PS OU PSD, ACREDITO EM PESSOAS E NÃO EM PARTIDOS OI IDEOLOGIAS.
EM RELAÇÃO AO RESTO VOU RESPONDER ASSIM, UTILIZANDO UMA FRASE DE PIMENTA MACHADO," O QUE HOJE E VERDADE AMANHÃ E MENTIRA".
APRECIO OS SEUS COMENTARIOS E AS SUAS OPINIÕES, MAS TAMBEM EXISTE JOVENS DO PCP, PS E PSD A FAZER O MESMO PELA CIDADE, SÓ COM UM SENÃO NEM VOTAR PODEM.VOU LANÇAR UM DESAFIO, QUER AJUDAR-ME A CONSTITUIR UM MOVIMENTO CIVICO PARA AS PROXIMAS ELEIÇÕES, QUE EU TAMBEM JÁ ESTOU A FICAR CANSADO DOS PARTIDOS SERE TODOS QUASE O MESMO.