sexta-feira, 12 de março de 2010

ALEGREM-SE COMERCIANTES DA RUA DO POETA MORTO



 Uma boa notícia para todos os comerciantes da Rua Adelino Veiga. O edifício das antigas “Modas Veiga” foi vendido há pouco. Esta casa, conjuntamente com outra ao lado, foi até 2005, uma das mais importantes do tecido comercial da cidade. Quem não se lembra de ver, até há cerca de 15 anos, na abertura dos saldos, longas filas de pessoas e um agente da PSP a controlar a ansiedade dos consumidores? Nessa altura, tempos áureos do Centro Histórico, a Baixa de Coimbra era o centro do centro do nosso pequeno mundo comercial. As “Modas Veiga”, pelos seus famosos saldos, eram os nossos “Harrods” da zona Oeste de Londres.
 Eram tão importantes para a Rua Adelino Veiga que, após o seu encerramento, esta artéria da cidade, como se estivesse solidária com aquelas grandes lojas, nunca mais voltou a ser a mesma e foi decaindo aos poucos. Hoje, em luto continuado, a rua do poeta operário parece pedir novas rimas para um novo poema. Não versos de saudade –basta simplesmente a nostalgia-, mas sim algo que traga força anímica a toda aquela zona e, por inerência, também à Baixa.
Segundo Francisco Veiga, um dos antigos sócios deste estabelecimento, que nos deixa uma lágrima de saudade, “o negócio já foi feito, mas ainda não sei o que é que o novo proprietário lá irá abrir. Penso que anda a estudar e a planear algo que traga mais-valias à rua e, necessariamente, que lhe garanta uma boa rendibilidade ao seu investimento”.
Ficamos todos à espera, senhor novo investidor. Seja bem-vindo…

Sem comentários: