quinta-feira, 15 de março de 2012

MORREU O REFUNDADOR DO CAFÉ SANTA CRUZ





 Com 76 anos, faleceu hoje, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Alexandre da Silva Marques. Este empresário, de viva memória em muitos de nós, durante cerca de uma vintena de anos esteve à frente do Café Santa Cruz.
Por volta de 1974, quando este espaço emblemático de Coimbra e embaixador turístico da cidade pelo mundo inteiro estava na falência e em vias de encerrar de vez, foi o senhor Alexandre que, com o seu dinamismo, trabalho e muito sacrifício, recuperou das cinzas este “ex libris” da cidade. Conta quem sabe, “este espaço de tertúlia estava completamente arrasado financeiramente. Foi o senhor Alexandre, depois de ir várias vezes a Lisboa tentar convencer quem manda nisto de que era possível salvá-lo, que entregando-se completamente a esta causa de alma e coração, evitou a morte do Café Santa Cruz. Olha que, como isto estava muito mau e como ele não tinha dinheiro para mais, para que não faltasse o essencial aos clientes, chegava a mandar os empregados de mesa comprar açúcar e outras coisas mais à mercearia. Pouca gente sabe disto, mas a Baixa deve a este homem este renascimento.”
Ao que parece o senhor Alexandre, há pouco tempo, num acidente imprevisível, caiu da cama abaixo, em casa. Resultado desta queda, fracturou duas costelas, e uma delas perfurou-lhe um pulmão. Estava agora internado nos HUC onde, infelizmente, veio a deixar os seus familiares e os seus muitos amigos num mar de dor.
À sua família, ao seu filho Victor Marques, um dos actuais sócios do Café Santa Cruz, em nome de toda a Baixa –se posso escrever assim-, os nossos sentidos pêsames por um de nós que partiu.


Sem comentários: